terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ações em áreas de risco

Plano de contingência do Comitê Municipal da Defesa Civil, começará nesta quarta-feira (9) com ações preventivas para estação das chuvas.


 
Rizemberg Felipe
Trabalhos de limpeza de galerias e áreas de encosta começam pela comunidade Saturnino de Brito
 
A partir de amanhã, as 35 áreas de risco distribuídas por João Pessoa, onde vivem aproximadamente 53 mil famílias, receberão ações preventivas para a estação chuvosa, como limpeza de galerias e encostas, identificação e retirada de famílias em risco iminente, além de demolição de moradias após a retirada das famílias. Os primeiros trabalhos serão iniciados na comunidade Saturnino de Brito. A ação faz parte do Plano de Contingência elaborado pelo prefeito Luciano Cartaxo e por secretarias que formam o Comitê Municipal da Defesa Civil.

Na tarde de ontem, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) apresentou, para os secretários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o plano de ações preventivas nos pontos mais críticos das comunidades para os 100 primeiros dias de gestão de Luciano Cartaxo.

O prefeito apontou que a ideia do comitê é aproveitar o período que antecede o inverno para realizar as ações nas áreas de risco e sugeriu a antecipação das atividades que estavam previstas para começar apenas na próxima semana. “Precisamos aproveitar os meses de sol para executar os serviços e preparar a cidade para a época das chuvas, minimizando os problemas ocasionados durante esse período”, afirmou.

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Francisco Noé Estrela, explicou que as ações preventivas são de extrema importância para a população que vivem em áreas de risco, afim de evitar a ocorrência de fatalidades. Afirmou, ainda, que o calendário, marcado para o próximo dia 21, foi antecipado para amanhã a pedido de Cartaxo, mas devido solicitação dos secretários, nesta quarta-feira haverá apenas visitações. “Acredito que na próxima segunda-feira começaremos a desenvolver as ações”, pontuou.

Ainda segundo Noé Estrela, as ações vão beneficiar comunidades como São José, Santa Clara, Tito Silva, Porto de Capim, São Judas Tadeu e Saturnino de Brito, onde a dona de casa Maria Silva da Costa, 76 anos, reside há mais de 50 anos.

“Eu fico muito feliz em saber que vão olhar para gente antes de acontecer os alagamentos ou desmoronamentos de barreira”, relatou.

Noé Estrela explicou que limpeza de encostas, desobstrução de galerias, verificação de fiação elétrica clandestina, podas de árvores e verificação de pessoas que se encontram em construções de risco eminente, em encostas, serão alguns dos serviços executados através do Comitê Municipal da Defesa Civil.

O coordenador da Defesa Civil disse que, ainda na tarde de ontem, o Comitê se reuniu novamente para planejar quais atividades devem ser feitas, além de definir algumas datas no calendário de atuação. “Foi apenas fechamento de datas, mas a medida em que uma área for sendo concluída, partiremos para a próxima”, ressaltou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário