sábado, 26 de janeiro de 2013

Barragens vão passar por manutenção

Equipe composta de 10 profissionais especialistas iniciaram nesta quarta-feira (23) monitoramento de barragens.


 
O planejamento para manutenção de 60 das 122 barragens monitoradas pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) foi iniciado ontem, com uma equipe composta de 10 profissionais especialistas na área. A intenção é percorrer, até o dia 23 de março, todos os reservatórios distribuídos entre as regionais Litoral, Campina Grande, Sousa e Patos da Agência, para apresentar um relatório com informações acerca da estrutura física dos locais, além de prepará-los para o período chuvoso.
Após esta visita à gerência de Recursos Hídricos da Aesa, vai finalizar o levantamento que foi iniciado em 2011 e se estendeu até o ano passado, quando os demais 62 reservatórios foram vistoriados e indicados quais receberão manutenção para melhorar o seu abastecimento de água. De acordo com Itamara Taveira, técnica em recursos hídricos, essa ação faz parte do plano operacional da Agência de Gestão das Águas do Estado, para que o fornecimento de água não seja prejudicado.
“Iremos, agora, fechar esse ciclo de planejamento para que possamos ter um controle real da situação desses reservatórios. Após a inspeção, iremos preparar os relatórios que indicarão quais barragens irão precisar receber alguma reforma. Esta é a mesma metodologia adotada desde a primeira vistoria, entre 2011 e 2012, quando nós identificamos que 14 reservatórios precisavam ser reformados. Estamos, até o final deste mês, vivenciando o período de licitação e, posteriormente, serão iniciadas as obras”, explicou Itamara Taveira.
Como o principal foco dessa vistoria é abordar os quesitos relacionados à segurança nas barragens, a técnica em recursos hídricos apontou que, devido o período de estiagem enfrentando no ano passado e a possibilidade de chover dentro da expectativa esse ano, os reservatórios também serão avaliados acerca dos aspectos ligados desde o aumento do volume em um curto período, às vazões que no final do primeiro semestre são comuns.
“Todos esses aspectos serão levados em consideração, uma vez que a manutenção de algumas barragens pode ser de caráter urgente. Sobre as possibilidades de chuvas, nós estamos trabalhando para fazer esse levantamento para quando o período chuvoso começar em cada região específica nós não tenhamos problemas em relação às estruturas vertentes dos reservatórios, já que o aumento do volume das águas pode ser considerável e as vazões podem acontecer logo em seguida”, acrescentou Itamara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário