quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cachorro retira lixo de rio poluído e ajuda equipes de limpeza na Paraíba

21/01/2013 17h33 - Atualizado em 21/01/2013 17h33 


Rabicó entra na água e cata os objetos sempre que alguém polui o rio.
Defesa Civil iniciou vistorias para o período de chuvas.
 
Do G1 PB

 

Um cachorro do Bairro São José, em João Pessoa, ajuda o pessoal da Autarquia Municipal Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) no trabalho de limpeza que é feito no Rio Jaguaribe, que cruza aquela região. Apelidado de Rabicó, o cachorro sempre pula na água quando vê alguém jogando lixo dentro do rio, retira qualquer que seja o material e coloca fora da água, para que a equipe da Emlur recolha os dejetos.

Iratan Salgado, funcionário da Emlur, explica que ele está sempre ajudando na limpeza do rio. “Quando chegamos, ele já estava dentro da água, retirando sacos e plásticos”.
 
Já Antônio Trajano, dono de Rabicó, quando perguntado se venderia o cachorro, afirmou que dinheiro nenhum seria suficiente para levar o cachorro dele. “Já ofereceram muitas vezes dinheiro, mas cuido dele desde pequeno e não vou vender”.

Defesa Civil começa vistorias
A Defesa Civil de João Pessoa começou a fazer vistorias de prevenção para o período de chuvas, principalmente no Bairro São José, que recebeu visita nesta segunda-feira (21). A ação foi feita para começar a limpeza da calha do Rio Jaguaribe, que estava obstruída pela vegetação e pelo lixo que a população joga.
 
Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil, explica que “com a vegetação e com o lixo, se faz necesário uma limpeza com máquinas de grande porte e com muito pessoal. Somente com a equipe aquática, com o uso de barcos, vamos conseguindo liberar o rio”.

Noé afirma que encontra todos os tipos de objetos dentro do rio. “Colchões, bicicletas, pneus e até pedaços de motos”, comentou.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário