sábado, 19 de janeiro de 2013

Vórtice Ciclônico continuará provocando chuvas no sertão da Paraíba no final de Janeiro

19 de janeiro de 2013, 20:51

 
De acordo com prognósticos realizados pelo fisico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, chuvas isoladas deverão continuar atingindo o sertão e alto-sertão da Paraíba nos próximos dias, pois um novo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que está atuando sobre o nordeste na altura da costa da Bahia deve contribuir para provocar chuvas no interior do estado. O fenômeno é comum esta época do ano, e está recebendo umidade de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que é um canal de umidade que se estende da Amazonia até o interior da Bahia.

Dessa forma, deve ocorrer elevação da umidade do ar e chuvas isoladas entre os dias 21 e 25 de Janeiro, de acordo com as estimativas realizadas por Rodrigo Cézar Limeira.


CENÁRIO ATUAL DO OCEANO ATLÂNTICO SUL NA COSTA DO NORDESTE

O fisico Rodrigo Cézar Limeira disse que entre os dias 08 e 19 de Janeiro o cenário para a estação chuvosa do setor norte do nordeste melhorou um pouco, mas que a situação continua preocupante principalemente pelo fato do Oceano Atlântico Sul está aquecendo um pouco na costa da Paraíba, Pernambuco e R. Grande do Norte, antes de esquentar na costa do Pará e Amapá, ou seja, o correto é o aquecimento ocorrer de norte para sul no Atlântico, e está ocorrendo o contrário.

Rodrigo disse que o aquecimento é leve (entre 0,5 °C e 1 °C), e mostra a bagunça em que se encontra o Oceano Atlântico Sul neste momento. Rodrigo também afirmou que este aquecimento surgiu de repente, entre os dias 16 e 17 deste mês, e representa muito pouco em termos de melhora para as chuvas deste ano na região.

Rodrigo também informou que mantém a previsão que já fez para a estação chuvosa deste ano no semiárido da Paraíba, a qual foi divulgada no início deste mês.

  • Chuvas no cariri, sertão e alto-sertão do estado deverão oscilar entre 50% e 70% abaixo da média. Em Patos por exemplo chove em média 600 mm de Fevereiro a Maio, este ano deve chover entre 180 mm e 300 mm;
  • O semiárido do estado em 2013 não terá estação chuvosa, ou seja, terá apenas chuvadas principalmente em janeiro e fevereiro;
  • A prática da agricultura em 2013 está descartada para o semiárido do estado devido a irregularidade e ausência de chuvas na região;
  • 2013 também será ano muito ruim para armazenamento de água nos reservatórios, caso as chuvas não caíam num curto espaço de tempo;
  • 2013 também será ano ruim para pastagens dévido também em alguns momentos a ausência de chuvas.

Rodrigo Cézar Limeira é formado em Física e em Meteorologia e tem Mestrado em Meteorologia. Atualmente é o físico responsável pelo Espaço Energia (museu de eletricidade da Energisa na cidade de Sousa – PB).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário