terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Engenheiro alerta que escassez de água pode gerar conflito entre populações das Zonas Urbana e Rural em Sousa

15/01/2013 14:07 - Cidades
Engenheiro alerta que escassez de água pode gerar conflito entre populações das Zonas Urbana e Rural em Sousa
Representantes de órgãos que gerenciam o abastecimento de água na cidade de Sousa estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (14) no escritório local da AESA (Agência Estadual de Gestão das águas) para discutir a problemática da escassez e eminente colapso de água no açude de São Gonçalo.

Na oportunidade, estavam presentes representantes da Cagepa, Daesa, AESA, DNOCS, representantes do poder legislativos, no caso os vereadores Daniel Pinto e Lafaytte Gadelha e seguimentos da sociedade, que discutiram alternativas para evitar que algo de mais grave aconteça, afastando o risco de escassez total da água que abastece o município de Sousa.

Neste primeiro instante, ficou decidido que se formará uma comitiva que ficará responsável pela realização de uma campanha na imprensa sousense, destacando a importância da utilização correta da água, evitando desperdícios e usando de maneira mais racional o liquido precioso.

Na ocasião, quem também esteve na reunião e se mostrou bastante preocupado com a questão foi o experiente e renomado engenheiro civil Catonho Braga, que atestou que o quadro atual é de “escassez hídrica” confirmando que a situação é realmente preocupante a ponto de tornar “muito visível o conflito pelo uso da água”.

De acordo com Catonho Braga a população da zona urbana não quer sair de uma situação chamada “zona de conforto”, onde quem mora no setor urbano não quer reduzir o seu consumo de água em detrimento ao abastecimento da zona rural do município, por exemplo, e isso pode gerar um conflito pelo uso da água entre moradores urbanos e rurais. Segundo Catonho Braga pode se agravar “se a disponibilidade de água diminuir nas próximas semanas, esse é inevitável” disse o engenheiro.

Ouça aqui entrevista




Nenhum comentário:

Postar um comentário