quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PMJP inicia limpeza do Rio Jaguaribe

Estimativa é de que seja retirado cerca de 50 toneladas de lixo.




Equipes da Autarquia Especial Municipal Limpeza Urbana (Emlur) e da Defesa Civil de João Pessoa iniciaram a limpeza do Rio Jaguaribe, na altura do bairro do São José, ontem. O objetivo dos órgãos é evitar enchentes no período de chuvas na capital.
Segundo o encarregado do grupo, Paulo Januário, a estimativa é de que seja retirado cerca de 50 toneladas de lixo do rio.
O trabalho de limpeza prevê, também, corte ou poda de árvores, que ficam as margens do rio, retirada da vegetação aquática e a desobistrução das galerias de esgotamento sanitário. De acordo com Paulo Januário, só ontem foram encontrados restos de móveis, pneus, bicicletas e carcaça de geladeira. “Não sei o motivo da população jogar este tanto de coisa nas águas do Rio Jaguaribe. Se esse nosso trabalho de limpeza não é feito e chover, a água retorna toda para dentro da comunidade. Quando isso acontece, muitas pessoas ficam desabrigadas”, disse.
O encarregado da equipe da Emlur afirmou que será feito primeiro o trabalho de limpeza das águas. Finalizada a “faxina”, outro grupo da autarquia conversa com os moradores do lugar para concientizá-los dos perigos do despejo de dejetos no rio.
“A máquina retirou muito entulho de dentro do Rio Jaguaribe só no primeiro dia. Nós vamos desobistruir todas as galerias que desembocam nestas águas. Já o trabalho de conscientização, será feito pela equipe de meio ambiente da Emlur”, afirmou Januário. Durante o dia de ontem, a equipe fez a limpeza na parte do rio por trás do Vergalhão. Hoje, os funcionários da Emlur vão começar o trabalho dentro do bairro São José.
Na semana passada, a Defesa Civil esteve também na comunidade Saturnino de Brito para o trabalho de monitoramento das encostas durante o período chuvoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário