quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Açude da cidade de Uiraúna atinge o menor nível desde 1998

10/01/2013 08:45 - Cidades
Açude da cidade de Uiraúna atinge o menor nível desde 1998; Confira
O Nordeste brasileiro chega nesse início de 2013 vivendo novamente as consequências de uma seca devastadora. Essa já pode ser considerada uma das maiores da história.

O Vale do Rio do Peixe, onde fica localizada Uiraúna e diversos outros municípios, vem enfrentando o problema agudo da falta d’água. 

Os pequenos açudes em sua quase totalidade já secaram. Os maiores vêm aguentando, mas estão bem perto de esvaziarem.

Os grandes açudes da Bacia do Rio do Peixe estão sucumbindo e em pouco tempo vão ficar sem água. Em Uiraúna a Barragem Capivara e o Açude Arrojado estão chegando a níveis críticos em seus volumes d’água.

Arrojado

A reportagem do Cofemac esteve na manhã de hoje (09/01/2013) no açude Arrojado e constatou a situação crítica do manancial. Segundo dados da AESA (Agência de Gestão das Águas na Paraíba) o açude tinha em 26 de dezembro passado 1.419.904 metros cúbicos, o que equivale a 39% da capacidade máxima. Esse número deve ter caído, já que já fazem 14 dias da última medição.

Vendo o açude dá pra perceber que há muito tempo a água não chegava a um nível tão preocupante. Esse volume d’água tão baixo só foi visto nos anos de 1993 e 1998, quando a região passou por duas secas terríveis. Em 1993 o Arrojado secou completamente e agora -- 20 anos depois -- a história poderá se repetir, caso não haja inverno regular.

Arrojado vazio durante a seca de 1993

Colapso Total 

Algumas cidades da região e suas zonas rurais estão enfrentando a principal consequência da seca - a falta d’água. Em Triunfo o abastecimento está sendo feito por meio de carros-pipa, inclusive na sede do município.

Entre outros municípios e comunidades prejudicadas estão: Bernardino Batista, Bandarra e cidades do Rio Grande do Norte, a exemplo de Luís Gomes, que enfrenta o colapso total no abastecimento há um ano e três meses.

Temperatura 

O calor provocado pela falta de vegetação e açudes sem água no Sertão tem aumentado vertiginosamente. A temperatura chega bem próxima -- as vezes até passando -- dos 40 graus Celsius nas horas mais quentes do dia.

Inverno 

Janeiro começou com algumas chuvas isoladas. A região de Uiraúna não choveu praticamente nada. Por aqui foram registados apenas dois milímetros.

@folhadosertao
fonte: cofemac


Nenhum comentário:

Postar um comentário