quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aesa fiscaliza infraestrutura de 60 reservatórios hídricos na Paraíba

23/01/2013 12h43 - Atualizado em 23/01/2013 12h45 

Órgão deu início a vistorias nesta quarta-feira (23).
Relatório determinará investimentos de manutenção.
 
Do G1 PB
 
Açude em Triunfo, na Paraíba, também foi atingido pela seca e os animais estão quase sem água para beber  (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Açude em Triunfo foi atingido pela seca
(Foto: Taiguara Rangel/G1)
Uma fiscalização sobre a infraestrutura dos reservatórios hídricos da Paraíba começou na manhã desta quarta-feira (23). Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o objetivo será elaborar um relatório que determinará os investimentos de reforma e manutenção dos mananciais.
 
Serão vistoriados 60 açudes e barragens. A primeira visita aconteceu na Lagoa do Meio, que abastece o Município de Taperoá, no Sertão paraibano. De acordo com a Gerência Executiva de Monitoramento das Bacias Hidrográficas, o relatório será concluído até o próximo dia 23 de março.
 
De acordo com a comissão formada por engenheiros e técnicos da Aesa, 122 reservatórios  hídricos são monitorados pelo órgão, mas os outros 62 já foram fiscalizados nos dois últimos anos, 14 deles identificados com inconformidades e em processo de licitação para reformas estruturais.

Após a fiscalização, o relatório com planejamento da manutenção de estrutura física dos açudes e barragens será encaminhado para o Governo do Estado e Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Chuvas
Segundo a Aesa, 38 estações de monitoramento registraram chuvas na segunda-feira (22). A maior precipitação aconteceu no município de Livramento, no Sertão paraibano, que recebeu 137,4 milímetros de água. Conforme a gerência de açudes do órgão, os índices pluviométricos registrados no estado não devem possibilitar nenhuma recuperação destes reservatórios hídricos, pois as chuvas são concentradas e de baixa intensidade.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário