sábado, 26 de janeiro de 2013

Garrafas pet são matéria-prima da decoração carnavalesca de JP

Ruas por onde passarão os principais blocos carnavalescos de João Pessoa receberão ornamentação a partir deste domingo (27). 


Rizemberg Felipe
Decoração utilizará 40 mil garrafas pet que foram recolhidas por coleta seletiva

Arte, reaproveitamento e folia darão o tom dos festejos carnavalescos de João Pessoa. De acordo com a assessoria da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), a partir de amanhã, os principais corredores do Carnaval receberão a ornamentação que usa como principal matéria-prima o plástico de garrafas que costumam ser descartadas no lixo. Na capital, o destino de 40 mil garrafas pet - recolhidas através da coleta seletiva por equipes de reciclagem da Emlur - será decorando as ruas por onde passarão os principais blocos da cidade.
Responsável pela criação, desenvolvimento e conceito da decoração carnavalesca, o artista multivisual Elioenai Gomes desenvolve pesquisas em reciclagem desde 2004. Artista plástico há 28 anos, Elioenai conta que a ornamentação no Carnaval Tradição traz como referência a diversidade das cores e culturas.
“Para fugir do óbvio, que seriam os instrumentos musicais, decidimos trabalhar as diversidades das cores e também signos e ícones inspirados nos primeiros povos do planeta. O plástico é o elemento chave da ornamentação”, explica. Para produzir o material necessário, 200 pessoas estão envolvidas no projeto nos setores de execução, montagem, logística e coordenação.
A previsão, conforme relatou, é que a instalação das peças seja concluída até a próxima quinta-feira. O Ponto de Cem Réis, a rua Duarte da Silveira (local do desfile do Carnaval Tradição), Ladeira da Borborema, Praça Antenor Navarro, Parque Solon de Lucena (Lagoa) e avenida Epitácio Pessoal, corredor da folia até o Busto de Tamandaré receberão a decoração carnavalesca.

As peças, que incluem mandalas e outros símbolos que serão instalados no corredor da folia, vêm sendo produzidas há quinze dias em três pontos diferentes, sendo a maior concentração de produção no ateliê do artista, localizado na ladeira da Borborema, no Centro. “Além do ateliê, as peças estão sendo confeccionadas no Fantástico Clube, em Mangabeira, e na Emlur. O pessoal responsável pela montagem são moradores da região do Varadouro, que participam de um projeto social e oficina artística”, aponta.
Segundo Elionai, o processo de reaproveitamento do plástico e demais materiais reciclados, assim como a aplicação desses itens transformados em arte, sobretudo na ornamentação de festas populares, gera uma discussão em torno da sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.
“A criação deste tipo de ornamentação para festejos é voltada, principalmente para trazer à população a necessidade de redução de consumo, reutilização, reciclagem e promover o repensar. Passamos de um período de campanha eleitoral e queremos resgatar o carnaval da alegria, com a diversidade de cores. Não existe uma cor específica, todo o arco-íris será apresentado nas peças”, completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário