quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ipês são monitorados a partir desta terça-feira em João Pessoa

22/01/2013 09h34 - Atualizado em 22/01/2013 09h34 

Objetivo, segundo a Prefeitura da capital, é a detecção de doenças.
Serão monitoradas 86 árvores da Lagoa, no Centro de João Pessoa.
 
Do G1 PB
 
 
Ipês do Parque Solon de Lucena começaram a florir (Foto: Divulgação/Secom-JP)
Ipês do Parque Solon de Lucena vão ser vistoriados a partir
desta terça-feira (22)  (Foto: Secom-JP)

Os 86 ipês do Parque Solon de Lucena, a Lagoa, no Centro de João Pessoa, estão sendo monitorados a partir desta terça-feira (21). A ação vai ser realizada pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Meio Ambiente (Seman). A ação acontece após a Seman ter constatado que os ipês não estavam florindo. A poluição e o clima seco foram apontados pelo órgão como as prováveis causas da não floração.
 
De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, entre os cuidados específicos para a conservação dessas espécies centenárias, vão ser feitos exames de ultrassom, que fazem uma leitura no interior da planta e verificam o estado de saúde dela.
 
Segundo o engenheiro agrônomo da Divisão de Paisagismo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Anderson Fontes, todas as árvores da família das bignoniáceas, como os ipês vão ser vistoriadas na Lagoa. “Verificaremos o estado fitossanitário dos 86 ipês amarelos da área. O objetivo é detectarmos alguma deterioração na árvore, ou mesmo doenças”, informou.

Fontes disse ainda que algumas delas vão ser podadas depois do exame, mesmo não apresentando nenhum problema de saúde. “Nas árvores que precisarem, faremos as podas de contenção de copa, que reduz de 20% a 40% dos galhos, como medida de manutenção e para evitar que os mais pesados tombem, além de promover a segurança de pedestres e veículos”, finalizou.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário