domingo, 6 de janeiro de 2013

Interior da Paraíba oferece roteiros de férias

Regiões do Brejo e Cariri têm opções que incluem as belezas naturais e o patrimônio histórico do Estado.



 

Francisco França
Cabaceiras, a 'Roliúde Nordestina', é um dos principais atrativos do interior do Estado

Estamos no período de férias e nem todos os paraibanos escolhem as praias do Litoral do Estado para curtir os dias de descanso. O interior da Paraíba oferece diversas opções para quem deseja realizar trilhas e conhecer as belezas naturais e o patrimônio histórico das regiões do Brejo e do Cariri. São sítios arqueológicos, lajedos, cachoeiras e outros locais que encantam pela beleza e acolhimento dos moradores das pequenas cidades.
 
A região do Cariri está localizada no trópico semiárido do Estado da Paraíba, na mesorregião da Borborema, e se caracteriza por apresentar elevadas temperaturas e poucas chuvas ao longo do ano. O destino turístico mais visitado na região é Cabaceiras, conhecida nacionalmente como a “Roliúde Nordestina”. Suas belezas naturais têm atraído uma média de 5 mil turistas por ano. Os visitantes podem realizar trilhas a pé ou de bicicleta pela zona rural e visitar casas e igrejas antigas que serviram de cenários para 30 filmes e documentários já gravados na cidade.
 
Conforme explicou a diretora de Turismo do município, Josineide Pereira, diariamente quatro guias turísticos treinados são responsáveis em guiar os turistas e mostrar todo o patrimônio do município. “O nosso passeio começa pelo Museu Histórico e depois seguimos pelas praças, casas e pelas igrejas do Rosário e Matriz. Ao longo do trajeto, o turista conhece toda a história da cidade e recebe informações sobre os filmes que já foram gravados na região, a exemplo do Auto da Compadecida”, ressaltou Josineide.
 
Em Cabaceiras, o Lajedo de Pai Mateus, formação rochosa composta por grandes pedras arredondadas, encanta os visitantes. “Nos últimos meses nós temos recebido turistas de várias partes do Brasil e até de outros países, que ficam encantados com a energia do lugar”, acrescentou Josineide.


Nenhum comentário:

Postar um comentário