sábado, 26 de janeiro de 2013

CBTU recupera trilhos para receber os VLTs

Serão investidos R$ 2 milhões na recuperação da malha ferroviária que corta a Região Metropolitana de João Pessoa.

 
Rizemberg Felipe
Novos VLT's terão capacidade de transportar todos os dias, em média, 40 mil passageiros

Até o final deste ano, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) vai investir R$ 2 milhões na recuperação das ferrovias na Região Metropolitana da Paraíba. A intenção é preparar os trilhos para receber os 18 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que serão utilizados no projeto de mobilidade urbana de João Pessoa.

Os veículos vão aumentar em quatro vezes a capacidade de transporte de passageiros e já começaram a ser produzidos em uma fábrica localizada no Ceará. Segundo o superintendente da CBTU, Lucélio Cartaxo, técnicos no sistema ferroviário da Paraíba vão visitar as instalações dessa empresa em março deste ano. 

“Essa firma será responsável também pela confecção dos VLTs que circularão em Maceió. A ordem de serviço já foi assinada e os trabalhos de confecção dos veículos já começaram. Paralelo a isso, estamos reformando as estações e melhorando as instalações da ferroviária para receber esses veículos, quando estiverem prontos”, destaca.

De acordo com o superintendente, a previsão é que os VLTs já comecem a circular na Paraíba, em junho do próximo ano. Eles serão dotados de ar condicionados, serão mais leves, mais modernos e terão capacidade de transportar todos os dias, em média, 40 mil passageiros. A quantidade é quatro vezes mais em relação aos dez mil usuários do serviço atualmente.

Outro benefício do veículo é a economia. “Os VLTs consomem 60% menos diesel em relação ao consumido pelas atuais locomotivas que temos. Poluem menos o meio ambiente e geram mais conforto aos passageiros”, conta.

A implantação do VLT faz parte do conjunto de ações que serão adotadas no trânsito de João Pessoa e que estão previstas no PAC da Mobilidade, um programa federal que será aplicado nas principais capitais brasileiras.

Em João Pessoa, os veículos vão fazer integração com outros tipos de meios de transportes, que também serão utilizados, a exemplo dos BRT (Bus Rapid Transit), que circularão nos principais corredores viários da cidade.

“Haverá estações em pontos estratégicos da capital, onde os passageiros poderão desembarcar dos trens e embarcar nos BRTs com maior facilidade possível. Com isso, a população vai ganhar tempo e comodidade”, disse Lucélio Cartaxo.

“Essas ações serão desenvolvidas para que João Pessoa tenha fôlego de dez a 15 anos para pensar em novos projetos. O VLT veio para dar mobilidade urbana”, completa.

MODIFICAÇÕES COMEÇARAM HÁ 60 ANOS
Apesar do VLT estar previsto para entrar em funcionamento apenas em junho de 2014, a CBTU já começou há seis anos a fazer as modificações no Sistema Ferroviário da Região Metropolitana de João Pessoa. 
De acordo com Lucélio Cartaxo, desde 2007, que a Companhia iniciou o processo de substituição dos dormentes de madeira dos trilhos por outros feitos em concreto. “Se não tivéssemos feito isso, com certeza, a implantação do VLT seria mais difícil e teria um custo ainda maior. Estamos não apenas trocando os dormentes, mas também melhorando as instalações de nossas estações para gerar mais conforto aos usuários”, acrescentou.

Para os passageiros, a implantação do VLT é motivo de alívio. A dona de casa Ana Maria da Silva conta que perde duas horas no trajeto para o trabalho. “Eu moro no Alto do Mateus, em João Pessoa, e trabalho em Cabedelo. Uso trem nas duas viagens e preciso sair de casa às 5h. Se esse sistema novo facilita mesmo a nossa vida, acho que vai ser muito bom e que deve dar certo”, opina.

Viagens turísticas
Ainda de acordo com o superintendente da CBTU, as locomotivas antigas e que ainda permanecem em funcionamento na Região Metropolitana de João Pessoa não deixarão de ser usadas com a chegada dos VLTs. Ele disse que os trens, que possuem 60 anos de uso, serão empregados em ações turísticas. “Esses trens serão usados em viagens para eventos turísticos, como o São João de Campina Grande. Aqui, em João Pessoa, estamos estudando em abrir a CBTU aos domingos para visitação desses trens”, disse.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário