sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Quase 500 ipês de João Pessoa começam a florir

11/01/2013 17h17 - Atualizado em 11/01/2013 17h17 


Capital da Paraíba possui 497 ipês cadastrados pela prefeitura.
Floração dos ipês acontece entre os meses de setembro e dezembro.
 

Do G1 PB

 
Ipês do Parque Solon de Lucena começaram a florir (Foto: Divulgação/Secom-JP)
Ipês do Parque Solon de Lucena começaram a florir
(Foto: Rafael Passos/Secom-JP)

Os ipês característicos de João Pessoa começaram a florir e colorir a cidade neste mês de janeiro. Ao todo, há 497 árvores dessa espécie cadastradas pela Prefeitura espalhadas pela cidade, formando um belo cartão postal. Monitorados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), os ipês podem ser encontrados em diversas áreas da Capital, como o Parque Solon de Lucena, a Praça da Independência, o Parque Arruda Câmara e a Mata do Buraquinho, além de calçadas, praças e canteiros.

No Parque Solon de Lucena se concentram 86 ipês amarelos, que são os mais comuns de João Pessoa. A espécie ganhou até um bairro em sua homenagem – o Bairro dos Ipês, localizado na região norte de João Pessoa.

 (Foto: Divulgação/Secom-JP)
Tapete de pétalas deixado pelos ipês amarelos
(Foto: Rafael Passos/Secom-JP)
“A natureza ‘decorou’ João Pessoa da forma mais bonita possível. Eu sempre me encanto quando vejo esses ipês floridos e o tapete de pétalas que eles deixam no chão”, disse o servidor público Joel Alvarenga, que mora em Brasília e atualmente curte férias em João Pessoa.

Período de Floração
De acordo com o chefe da divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam, Anderson Fontes, o período natural de floração dos ipês acontece entre os meses de setembro e dezembro. No entanto, segundo ele, pode ocorrer atraso na floração quando o ano é seco na região ou quando as árvores são afetadas pelos problemas da urbanização.


Ipês também floriram na Praça da Idependência (Foto: Divulgação/Secom-JP)
Ipês também floriram na Praça da Idependência
(Foto: Rafael Passos/Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário