sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Semam prepara plano de uso sustentável da área do Parque Cuiá

10 jan 13 
 
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está finalizando o projeto de planejamento de uso sustentável da área do Parque Cuiá. Nesta quinta-feira (10), o secretário municipal de Meio Ambiente, Edilton Rodrigues Nóbrega, e a secretária adjunta, Wellintânia Freitas, visitaram o Parque, juntamente com uma equipe formada por biólogos, geógrafos, fiscais e arquitetos da Semam, para avaliar a atual situação do Parque e dar continuidade ao projeto.

Para o secretário, essa área verde poderá ser utilizada pela população, de forma supervisionada. “Estamos trabalhando para adequar o espaço da melhor forma possível”, assegurou. Wellintânia Freitas ressaltou que, num primeiro momento, as equipes da Semam farão um trabalho de recuperação e revitalização do Parque. “Faremos o replantio de mudas de árvores e vamos cuidar para que o espaço seja adaptado. Estudantes, grupos de escoteiros, ciclistas e outras pessoas interessadas em manter contato com a natureza, sempre de forma cuidadosa, poderão dispor dessa área verde na cidade”, disse.

O parque – Espaço para trilhas e caminhadas supervisionadas, observação de pássaros e contemplação da natureza. O Parque Cuiá, área de Mata Atlântica por onde passa um dos afluentes do rio Cuiá, oferece uma paisagem única no espaço urbano.

São aproximadamente 41 km² de área verde que estarão disponíveis para a população de João Pessoa, especialmente para os moradores do entorno (conjuntos do Grotão, Radialistas, Geisel, José Américo, Valentina Figueiredo, Água Fria e ainda as comunidades Santa Bárbara, Nossa Senhora das Neves e Frei Damião).

Na área, é possível encontrar espécies raras da nossa flora, como a palmeira pindoba, que, segundo a International Unior for Conservation of Nature (IUCN), está ameaçada de extinção. Nos estudos elaborados pelos técnicos da Semam, foram identificadas 67 espécies vegetais, como pindoba, pitombeira, sabiá, embiriba, orquídeas, cajueiros, mangueiras, mangabeiras e embira branca, entre outros.

Segundo o biólogo Cláudio Almeida, da Semam, o Parque Cuiá é um ótimo lugar para a observação de pássaros. “No Estudo de Viabilidade Ambiental do Parque Cuia, registramos 72 táxons de aves. Com essa diversidade, é possível criar pontos de observação de aves nas trilhas do Cuiá”, concluiu.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário