domingo, 6 de janeiro de 2013

Agreste tem aventura e trilhas

Ingá possui um dos maiores sítios arqueológicos do país.

 
Para quem quer aproveitar o passeio de férias para ampliar o conhecimento sobre história, um roteiro indicado é o Município de Ingá, no Agreste paraibano, que possui um dos maiores sítios arqueológicos do país, guardada nas inscrições rupestres de mais de cinco mil anos, com segredos até hoje indecifráveis. O passeio para a Pedra do Ingá custa R$ 30,00 para duas pessoas.

No local, os visitantes podem observar as inscrições rupestres produzidas em baixo relevo ao longo de um paredão de 46 metros de comprimento e 3,8m de altura, que se eleva sobre um lajedo do riacho Bacamarte.

Quem preferir realizar uma caminhada ou rapel, a opção é subir a Serra Velha com 655 metros de altura e que oferece ótimas atrações ao longo de 4 km de percurso. Durante o trajeto é possível conhecer outros atrativos, como a Pedra do Convento, que guarda uma série de lendas. “Dizem que, antigamente, as pessoas vinham até a pedra do convento para procurar por talheres de ouro”, conta o pesquisador Denis Mota, que integra a Sociedade Paraibana de Arqueologia. Também é possível conhecer as grutas existentes no local que eram usadas pelos cangaceiros.

ENGENHOS NO BREJO
O Brejo paraibano também é uma ótima opção para quem quer apreciar um conjunto de paisagem serrana com altitude média de 550 m e uma paisagem formada por rios, cachoeiras, trilhas, mata atlântica e um rico patrimônio histórico.

A cidade de Areia costuma atrair visitantes durante todo o ano, principalmente pelo rico patrimônio histórico. Região importante produtora da rapadura artesanal e da cachaça de alambique, uma viagem na história desta região leva aos tempos áureos dos engenhos de cana-de-açúcar, permite ao visitante degustar produtos feitos na hora e participar da produção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário