segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Cagepa orienta sobre desperdício de água

Cagepa dá orientações sobre consumo sustentável de água e alerta para que o fornecimento não seja comprometido futuramente.

PUBLICADO EM 25/12/2011 ÀS 13H29

Alberto Simplício
 

Maus hábitos de consumo acabam desperdiçando mais água do que vazamentos
Seja o desperdício realizado de forma voluntária ou não, o fato é que se não forem tomadas medidas para que que haja um consumo mais racional, o abastecimento das futuras gerações estará comprometido. O engenheiro Ronaldo Meneses, que é subgerente de Controle Operacional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) Borborema, conta que os maus hábitos de consumo adotados pelas pessoas acabam desperdiçando mais água do que até mesmo os vazamentos nas redes de distribuições e os roubos de água feitos através de ligações clandestinas.


“A população tem muito o que aprender ainda sobre as práticas sustentáveis de consumo de água. Se houver a junção de esforços por parte das concessionárias e da população, certamente teremos uma economia significativa tanto para o bolso dos usuários como para o meio ambiente”, informou Ronaldo Meneses.

No que cabe à Cagepa, ele disse que a empresa está tomando medidas para otimizar a distribuição. Entre essas ações está o processo de automatização, que vai permitir o monitoramento das redes de distribuições através de sensores, bem como possibilitará que haja um acompanhamento detalhado sobre de que forma está se dando o escoamento hídrico em todas as regiões e bairros atendidos.

Outras medidas adotadas serão a substituição dos hidrômetros por equipamentos mais modernos e de maior precisão e melhoria nas equipes de manutenção, para que eles tenham a capacidade de atender o mais rapidamente possível aos constantes problemas de vazamentos.

Uma das medidas que ele considera imprescindível que a empresa adote é a manutenção tanto preventiva quanto corretiva da rede e abastecimento, tendo em vista que atualmente as ações de controle são tomadas geralmente depois que os vazamentos ocorrem.

Quanto à contribuição dos usuários, ele considera que tudo passa pela educação para o uso racional. “A partir da conscientização, as pessoas começarão a se preocupar mais com a questão”, garante. Ele defende que os condomínios que estão sendo construídos devem implantar formas de aproveitamento da água, como por exemplo a reutilização do líquido das torneiras para limpeza das calçadas, dos jardins e lavagem e carros. “Aproveitar a água da chuva também é importante e isso não demanda grane investimento”, fala Meneses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário