domingo, 4 de dezembro de 2011

Dossiê aponta irregularidades e riscos na coleta de lixo hospitalar em Campina Grande

Um dossiê entregue à Sudema (Superintendência do Meio Ambiente) com quase 30 páginas, composto essencialmente por fotografias, revela que a população de Campina Grande pode até não saber, mas está exposta a um grande risco: a de contaminação por causa da coleta inadequada do lixo hospitalar produzido na cidade.

Entre as irregularidades, conforme apontam as fotografias, lixo hospitalar transportado em caminhões sem identificação do risco e misturado com lixo urbano. E o que é pior: acumulado e exposto ao céu aberto, sem o mínimo de seleção ou proteção à população.

As fotos mostram caixas de remédios usados, seringas, algodões ensaguentados expostos ao ar livre, bem como lixo hospitalar jogado nas ruas de Campina.

A denúncia é do vereador João Dantas (PTN), que entrou todo material à Sudema e ainda as órgãos como a Agência de Vigilância Sanitária, Ibama e Ministério Público. Segundo ele, o processo de coleta, transporte e incineração do lixo hospitalar de Campina Grande desrespeita as normas ambientais e de saúde pública.

O processo está sob a responsabilidade da empresa Ambiental Soluções LTda, de CNPJ nº 01.840.291/0001-99, instalada na Av. Juscelino Kubstchek, nº 3505 – Distrito Industrial Velame, Campina Grande, contratada pela prefeitura.

Ela é acusada de obter licenças irregulares, de funcionar sem um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e de não ter o mínimo de condições técnicas pra atuar. O dossiê aponta ainda, além da coleta e do transporte irregular, uso de equipamentos inadequados e ausência de material apropriado para os funcionários.

Para o vereador João Dantas, o processo é tão mal feito que Campina Grande está à beira de uma verdadeira “guerra bacteriológica”. “A população e o meio ambiente estão vulneráveis a problemas gravíssimos por causa de um processo totalmente irregular de destinação do lixo hospitalar de Campina Grande”, destacou.

Ele pretende levar o assunto para uma sessão especial na Câmara de Campina Grande na próxima semana.







Borges Neto - naçãoruralista /p.c.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário