segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Férias no interior da PB é uma excelente opção

Belezas naturais, gastronomia e cultura popular são principais atrativos para quem quer aproveitar as férias no interior.

 
 

A Paraíba é um cenário de belezas exóticas que vão muito além das suas praias. Por isso, quem visitar João Pessoa neste período de férias pode se programar para conhecer alguns recantos fascinantes encravados em meio à Caatinga, no interior do Estado.

Entre os destinos principais estão as Itacoatiaras do Ingá e o Lajedo de Pai Mateus. A primeira fica localizada no município de Ingá, a 90 quilômetros (km) de João Pessoa. O sítio arqueológico possui enigmáticas inscrições em baixo relevo que ocupam um paredão rochoso de 46 metros de comprimento por 3,8 m de altura.

O guia turístico Dennis Motta, disse que todos os meses cerca de mil pessoas visitam o local, cujo acesso é gratuito. Além de apreciarem as itacoatiaras, os visitantes podem aproveitar as trilhas ecológicas na região, como a da Ponte de Ferro e a da Serra Velha, que é feita em um percurso de 4 km e indicada para quem não tem medo de altura. No blog http://www.pedradoinga.blogspot.com/ é possível saber maiores detalhes sobre esses passeios.

Cenário de vários filmes nacionais, como o 'Auto da Compadecida', e mais recentemente da novela 'Tapas e Beijos', da Rede Globo, a cidade de Cabaceiras também guarda um pedaço da Paraíba que vale a pena ser desvendado: o Lajedo de Pai Mateus. Trata-se de uma elevação rochosa com o topo plano, que se estende ao longo de 2 km. Nele estão enormes pedras arredondadas formadas por granito e que parecem ter sido distribuídas uma a uma no solo.

Tudo fica mais belo ainda no final da tarde, quando o cinza do lajedo se contrasta com o pôr do Sol. No local, existe um hotel fazenda com boa infraestrutura e preços acessíveis para os padrões turísticos da região. Na cidade de Cabaceiras, o artesanato e a gastronomia, baseados na caprinocultura, também são outros aspectos que tornam o lugar atrativo.

No Sertão, o Parque dos Dinossauros, um dos sítios paleontológicos mais importantes e estudados do mundo, abriga pegadas de animais pré-históricos de 130 milhões de anos. O local, que fica a 432 km de João Pessoa, recebe por ano mais de 20 mil visitantes de todos os lugares do país e do mundo. As pegadas estão espalhadas ao longo da Bacia do Rio do Peixe e há rastros e trilhas de mais de 80 espécies de animais pré-históricos.

Outra opção na região é a Estância Termal Brejo das Freiras, localizada em São João do Rio do Peixe. Conhecida por suas águas milagrosas de efeitos medicinais, o hotel fazenda reserva opções para toda a família. A paisagem árida da Caatinga dá espaço a um clima ameno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário