segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Sem agrotóxicos: Paraíba lidera produção de alimentos orgânicos

Segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

 

Sem agrotóxicos: Paraíba lidera produção de alimentos orgânicos
De acordo com o consultor do Sebrae e organizador da feira Newton de Novais Filho, a Paraíba hoje é a maior produtora de orgânicos do Nordeste, graças às 350 famílias cadastradas no Mapa, que somam 149 hectares de área plantada, além de duas grandes fazendas, que produzem orgânicos para abastecer os supermercados de Campina Grande e João Pessoa.

“A fazenda Tamanduá, em Santa Terezinha, tem 2,5 mil hectares e é responsável por boa parte da produção. Ainda temos produtores na Zona da Mata, em Jararaú, Rio Tinto, Pedras de Fogo, Alhandra e Pitimbu, e na Serra da Borborema, em Remígio, Lagoa Seca e Alagoa Seca”, explica. O Estado produz tomate, cenoura, cebola, pimentão, inhame, macaxeira, batata, hortaliças como alface e frutas como abacaxi, mamão, maracujá e banana.

Segundo um estudo recente divulgado pelo Mapa, o brasileiro consome mais agrotóxico do que qualquer outro país no mundo: cerca de 5 litros por ano. Além disso, os adubos químicos usados em plantações tradicionais contêm sais hidrosolúveis, o que aumenta o teor de água nos vegetais, reduzindo o sabor e a durabilidade.

“Um maço de coentro orgânico, por exemplo, dura 15 dias dentro da geladeira, enquanto um convencional não dura mais de quatro dias”, explica Newton. A segurança no consumo dos orgânicos é outro diferencial em relação aos produtos tradicionais, já que sua produção tem fiscalização e acompanhamento dos órgãos de saúde.

Da Redação com William De Lucca

Blog Mari Fuxico

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário