segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Fórum pretende combater degradação do Rio Paraíba

Criado Fórum para discutir a degradação do rio Paraíba e propor critérios mais rigorosos para a retirada de areia do leito do rio.





Para conter a degradação ambiental, foi criado o Fórum em Defesa do Rio Paraíba, no último final de semana, no município de Itabaiana. O objetivo do fórum é promover uma discussão entre órgãos ambientais, universidade, Ministério Público Federal e Estadual, sindicatos de trabalhadores rurais e associações civis sobre a degradação do rio. O fórum vai propor critérios mais rigorosos de controle da retirada de areia do leito do rio, proibindo a retirada de forma mecanizada.

“O rio Paraíba não suporta o excesso de retirada de areia. Esses recursos naturais não são renováveis e sua retirada descontrolada degrada o meio ambiente”, destacou o ambientalista membro da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan), João Batista Silva. Ele explicou que a areia se comporta como uma esponja que segura a água, principalmente nos períodos de seca. “Sem a areia, quando a água seca, fica só pedra”, disse o ambientalista. A Apan é um dos órgãos representantes do fórum.

A degradação do rio atinge os municípios de Itabaiana, Cruz do Espírito Santo, Pilar e São Miguel de Taipu.

“A população local tem denunciado a degradação. Há muitos assentamentos no leito do rio, passando por esses municípios, e que estão observando o problema do rio”, acrescentou João Batista.

De acordo com o deputado estadual Frei Anastácio, desde 2003 as populações de Salgado de São Félix e Itabaiana já reclamavam do problema da retirada de areia do leito do rio.

“Agora, precisamos de ações mais concretas e esse fórum vai fazer isso”, disse o deputado que também faz parte do fórum.

A primeira reunião do fórum está marcada para o dia 2 de dezembro, em Cruz do Espírito Santo.

“Nessa reunião, iremos incorporar mais representações de entidades e órgãos que queiram participar dessa luta para salvar o rio que está sendo assassinado pela retirada de areia.

Também iremos definir as primeiras ações do fórum”, afirmou Frei Anastácio.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
De acordo com o deputado, durante o seu segundo mandato, foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba, na qual autoridades, representantes de entidades e especialistas expuseram o problema do rio. Daí, foi apresentado um projeto de lei, propondo regulamentar a extração de areia e estabelecer normas e critérios para outras questões ligadas ao Paraíba e a outros rios. No entanto, o projeto de lei não foi aprovado.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário