quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Moradores também convivem com buracos, em Santa Rita-PB

Falta de esgotamenro sanitário e ruas esburacadas também são problemas enfrentados por moradores de loteamento em Santa Rita.


Os moradores do loteamento Miritânia, da cidade de Santa Rita, também convivem há mais de um ano com ruas esburacadas e esgoto correndo a céu aberto. Além disso, a falta de infraestrutura também dificulta a coleta do lixo e o tráfego de veículos no local.

De acordo com os moradores, os buracos na maioria das ruas do loteamento foram causados devido a uma obra da prefeitura para abrir canais para o escoamento do esgoto e da água durante o período das chuvas. No entanto, a rede de esgoto não foi implantada e as valas abertas ocasionaram os buracos, que além de acumular água suja, servem como 'depósitos' de lixo, atraindo insetos e doenças para os moradores.

A rua Severino Moreiro da Silva é uma das ruas mais afetadas pela falta de infraestrutura no loteamento. A comerciante Judite Dias conta que a maior dificuldade é a entrada e saída de veículos na rua. "Se a gente precisar de um táxi ou de uma ambulância aqui, não tem como os carros chegarem", reclama. A moradora cuida da sogra que está acamada e teme que em uma urgência, a idosa não tenha como ser socorrida.

Pequenos trechos da rua que não apresentam buracos foram iniciativas dos próprios moradores que decidiram colocar aterros para minimizar o problema. A dona de casa Maria Anunciada de Oliveira disse que o marido, que é taxista, se uniu a outros moradores e fizeram uma pequena planagem em parte do terreno próximo a casa dela. "Moro aqui há três anos e desde que cheguei essa rua é cheia de buracos", lamenta.

O secretário de comunicação de Santa Rita, Jaci Mendonça, informou que no início de janeiro de 2012, a Secretaria de Infraestrutura do município vai começar os trabalhos de terraplanagem em todo o loteamento. O secretário disse ainda que os serviços de coleta de lixo funcionam normalmente no local.

A assessoria de comunicação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou que os trabalhos para a implantação da rede de esgoto no loteamento devem ser solicitados pelos moradores da localidade, já que os terrenos são de origem particular.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário