sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ibama fiscaliza a extração mineral na Paraíba

Segundo superintendente do Ibama, Bruno Faro, já houve autuações e apreensão de maquinário irregular de extração de areia em Pilar.
 
O superintendente do Ibama na Paraíba, Bruno Faro, afirmou que o órgão não é responsável pela concessão de licenças para a extração de areia nos rios, mas atua na fiscalização da mineração. “O Ibama realiza fiscalizações constantes nesse sentido. Em Pilar, inclusive, já houve autuações e apreensão de maquinário irregular de extração de areia”, disse o superintendente. Ele não soube precisar, no entanto, quando foi feita a última fiscalização, nem quantas autuações já foram feitas.

O prefeito de Cruz do Espírito Santo, Rafael Fernandes, afirmou que em seu município as empresas que fazem a extração de areia são legalizadas, com autorização da Sudema. Ele não soube precisar, no entanto, quantas empresas atuam nesse comércio, nem de que Estado elas são. “Sei que a areia é explorada comercialmente, mas não sei quantos alvarás existem. Parece-me que são duas empresas daqui da Paraíba mesmo”, afirmou. Quanto a problemas ambientais, ele disse: “como as empresas têm a licença do órgão ambiental, acho que não há problema para o rio. Eu acredito até que essa retirada de areia funciona como uma dragagem do rio, prevenindo as cheias”.

A prefeita de Pilar, Virgínia Velloso Borges, não foi localizada pela reportagem, apesar de inúmeros telefonemas. A chefe de gabinete da prefeitura, Rose, informou por telefone que apenas a prefeita poderia falar sobre o assunto e esclarecer sobre os problemas ambientais e sociais em seu município, em função da extração de areia. A chefe de gabinete afirmou que passaria o recado para a prefeita, que não entrou em contato até o fechamento desta edição.



 Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário