segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Paraíba é o maior produtos de orgânicos do Nordeste, diz Sebrae-PB

25/12/2011 10h05 - Atualizado em 25/12/2011 10h05

Estado conta com cerca de 40 feiras com venda de produtos orgânicos.
No total, 149 hectares de área plantada abastecem a Paraíba.

Do G1 PB
Feira de orgânicos acontece em João Pessoa (Foto: Divulgação/Sebrae-PB)
Paraíba conta conta com 350 famílias responsáveis pela produção de orgânicos (Foto: Divulgação/Sebrae-PB)


Atualmente a Paraíba conta com aproximadamente 40 feiras que vendem hortaliças e frutas orgânicas. O crescimento no consumo de produtos sem agrotóxicos fez com que a Paraíba se tornasse o maior estado produtor de produtos orgânicos do Nordeste, segundo as pesquisas do Sebrae Paraíba.

Há 15 anos a funcionária pública Marinalva Gomes consome produtos orgânicos e para abastecer a casa com os produtos ela  frequenta duas feiras orgânicas por semana em João Pessoa. "O sabor das frutas e verduras é completamente diferente porque não leva produto químico nenhum. O preço é um pouco mais caro do que os produtos normais, mas vale muito a pena", disse.

Feira de orgânicos acontece em João Pessoa (Foto: Divulgação/Sebrae-PB)

Feira de orgânicos do Sebrae-PB acontece aos sábados das 6h às 11h no Bairro dos Estados, na capital (Foto: Divulgação/Sebrae-PB)
De acordo com o consultor do Sebrae Newton de Novais Filho, são  350 famílias cadastradas no Ministério da Agricultura (Mapa), que somam 149 hectares de área plantada, além de duas grandes fazendas, que produzem orgânicos para abastecer os supermercados de Campina Grande e João Pessoa.

O estado é responsável ela produção de tomate, cenoura, cebola, pimentão, inhame, macaxeira, batata, hortaliças como alface e frutas como abacaxi, mamão, maracujá e banana. O consultor explicou que uma das principais produtoras da Paraíba é a fazenda Tamanaduá, em Santa Terezinha, que tem 2,5 mil hectares. “Ainda temos produtores na Zona da Mata, em Jararaú, Rio Tinto, Pedras de Fogo, Alhandra e Pitimbu, e na Serra da Borborema, em Remígio, Lagoa Seca e Alagoa Seca”, explicou.

Segundo um estudo recente divulgado pelo Mapa, o brasileiro consome mais agrotóxico do que qualquer outro país no mundo: cerca de 5 litros por ano. Além disso, os adubos químicos usados em plantações tradicionais contêm sais hidrosolúveis, o que aumenta o teor de água nos vegetais, reduzindo o sabor e a durabilidade.

A segurança no consumo dos orgânicos é outro diferencial em relação aos produtos tradicionais, já que sua produção tem fiscalização e acompanhamento dos órgãos de saúde. Para o gestor do projeto de olericultura (criação de hortaliças) do Sebrae, Pablo Queiroz, a medida em que a população se conscientiza em relação aos benefícios do consumo de vegetais sem agrotóxicos, o mercado cresce.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário