quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Taperoá-PB preparada para combater a cochonilha-do-carmim

Ter, 20 de dezembro de 2011 12:00





A Secretaria de Agricultura de Taperoá em parceria com o CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), levaram nesta segunda-feira dia (19) produtores e Presidentes de Associações para participar de uma capacitação na Fazenda Pedra Rica em Barra de Santana, pertencente ao professor Anselmo Rodrigues, filho natural de Taperoá. O objetivo da visita foi capacitar os agricultores sobre palma resistente a cochonilha-do-carmim, o grupo passou a manhã e boa parte da tarde na fazenda onde percorreu toda plantação experimental.


A prefeitura de Taperoá comprou ao professor Anselmo 200.000 mil raquetes de palma resistente a cochonilha do carmim, que serão distribuídas nas associações rurais de Taperoá e com os pequenos produtores, a intenção do prefeito Deoclécio Moura é expandir essa variedade e multiplicá-la dentro do município, já que nossas plantações de palma já estão sofrendo com ataque da cochonilha do carmim.

Há alguns meses foi encontrado focos do inseto, em 17 hectares do Assentamento Juá, zona rural do município de Taperoá. A área comporta seis imóveis rurais, responsáveis pelo fornecimento de forragem para um rebanho com mais de 615 cabeças, entre bovinos, caprinos e ovinos. Em Gurjão, foram identificados 30 hectares de palma atacados pela cochonilha, atingindo cinco imóveis rurais. Já em Livramento, a área infestada foi de 22 hectares.

A cochonilha-do-carmim é uma praga que ataca a palma forrageira, planta utilizada na alimentação dos rebanhos caprinos ovino e caprinos. Ela se alimenta da seiva das plantas e introduz nelas vírus que a deixam amareladas e murchas, ocasionando a destruição em poucos meses.

Mais Taperoá

Com informações de Chiquinho Patativa








 Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário