domingo, 11 de dezembro de 2011

Tambaba comemora duas décadas de naturismo na Paraíba


Praia de Tambaba completa 20 anos este mês, falta de estrutura, segurança e controle ao acesso são principais reclamações.

Publicado em 11/12/2011 as 08h25


Resguardada em um pequeno trecho do Litoral Sul da Paraíba, a praia de Tambaba permanece ainda no imaginário de muitos como um destino exótico. Primeira praia oficialmente naturista do Nordeste, Tambaba, que pertence ao município do Conde, na Paraíba, chega aos seus 20 anos com pouco a comemorar nesse período. A falta de segurança, de apoio logístico aos turistas, de controle ao acesso e às regras para a entrada são apenas alguns dos problemas apontados por quem frequenta o local.


Piscinas naturais, areia branca e belezas naturais seriam ingredientes suficientes para tornar a praia naturista um ótimo atrativo turístico. Do lado de fora da praia de nudismo, alguns poucos turistas ainda procuram por um espaço nas areias da praia, onde não é preciso ficar nu. Na área restrita à prática do nudismo, contudo, há poucos frequentadores.

Dono da Pousada Tambaba Naturista, única pousada e restaurante dentro da área naturista de Tambaba, o empresário Hidebrando Bezerra explica que o pudor e o receio de ser visto por outras pessoas ainda é o que inibe os frequentadores. “Os turistas paraibanos pouco vêm aqui. A maioria é de estrangeiros e turistas vindos de São Paulo, Belo Horizonte, onde também há praia de naturismo. Ainda há muita desinformação sobre a prática do naturismo”, comenta.

Turistas vindas de Recife, as contadoras Ligiani Oliveira e Cintia Bastos, comprovam o receio. As amigas entraram rapidamente apenas para registrar a visita em fotos e matar a curiosidade de conhecer a praia de nudismo.

Apesar do medo de serem vistas por conhecidos, elas saíram maravilhadas com as belezas naturais da praia. “Foi tranquilo porque não tinha muita gente e constrangimento passou rápido.

Valeu a experiência”, comenta Ligiani.

Hildebrando explica que, embora deserta, Tambaba é destino final do roteiro turístico de muitas empresas de turismo e que, sempre aos finais da tarde, o movimento aumenta na praia.

“Alguns se hospedam aqui e sequer vão a João Pessoa ou a outro equipamento turístico. Outros vêm em grupo, em excussão apenas para conhecer e com a proximidade do verão isso tende a aumentar”, justifica.

Embora não haja muita divulgação direcionada para a praia naturista de Tambaba, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, defende que o litoral sul paraibano é um dos roteiros mais procurados nos eventos turísticos.
“O litoral sul de nosso estado, incluindo Tambaba, tem se tornado um destino bastante procurado pelo trade turístico e super requisitado”, afirma.

A praia faz aniversário nos dias 10 e 11 de dezembro. Afastado de suas atividades, no entanto, o presidente da Sociedade de Naturismo de Tambaba (Sonata), Daniel Santos, disse que a programação comemorativa foi adiada para o próximo ano. “Estou um pouco afastado e não pensei em nada ainda”, se justifica.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário