quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Emlur finaliza coleta de lixo na capital

Em apenas um dia de trabalho, equipes de limpeza urbana recolheram 90 toneladas de lixo deixadas após as festas de fim de ano.


Rizemberg Felipe
Ações também foram intensificadas no Centro e nas principais avenidas da capital

Dois dias após as festas de fim de ano, equipes de limpeza urbana ainda estavam, ontem, nas ruas, coletando o lixo deixado pelas comemorações. Só na orla de João de Pessoa foram recolhidas cerca de 90 toneladas em apenas um dia de trabalho.
As ações foram intensificadas também no Centro e nas principais avenidas da capital. A previsão é que, até o término do dia de hoje, os resíduos do Réveillon sejam totalmente retirados das vias públicas da capital.
Segundo o diretor de Varrição e Coleta da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Antônio Araújo, mais de 300 profissionais foram mobilizados para limpar a cidade. A maior parte desse contingente foi formada por equipes responsáveis por fazer a varrição das ruas.
“Nosso trabalho ocorreu antes, durante e depois das festas de fim de ano. Na praia de Cabo Branco, por exemplo, onde houve uma série de shows, fizemos a varrição, coleta de lixo e até lavamos algumas áreas, antes das festividades”, conta.
“Durante a festa, equipes da Emlur orientaram a população sobre a importância de descartar o lixo no local certo. E, após as comemorações, iniciamos um mutirão de limpeza”, acrescentou.
Para o diretor da Emlur, o trabalho dos agentes ficou ainda mais intenso por causa da falta de conscientização da população. “A gente percebe que a maioria do lixo é composta por copos descartáveis, garrafas, plásticos e papel, resíduos que, apesar de serem reaproveitáveis, contaminam o meio ambiente e obstruem as galerias pluviais”, observa.
“Não custa nada descartar esses resíduos em lixeiras, mas, infelizmente, muita gente não tem esse cuidado”, lamenta.

Ontem, cerca de 50 servidores da Emlur estavam fazendo a coleta de lixo do Parque Solon de Lucena, um dos principais pontos turísticos de João Pessoa. No local, o trabalho começou por volta das 7h e prosseguiu durante o dia todo. A comerciante Rosicleide da Conceição, que trabalha no local há mais de dois anos, disse que a limpeza dura pouco tempo.
“Os agentes de limpeza sempre estão passando e limpando tudo, mas é muito difícil manter esse local sempre limpo. Além da falta de educação das pessoas, que jogam lixo na rua, ainda há muitas árvores por aqui, que soltam muitas folhas”, observou.
Além da orla e do Parque Solon de Lucena, os trabalhos de limpeza urbana foram intensificados nas avenidas Epitácio Pessoa, Tabajaras, Dom Pedro I, Dom Pedro II, Beira Rio e Almirante Barroso. (Nathielle Ferreira)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário