quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aesa mapeia dez mil espelhos d’água e monitora 122 açudes na Paraíba

Quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 - 15h52


Imagens de satélite no banco de dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) indicam que o Estado tem 9,8 mil espelhos d’água. São reservatórios que vão desde pequenos barreiros, em propriedade privadas, até açudes com capacidade para armazenar mais de 2 bilhões de metros cúbicos, sob a responsabilidade do Governo do Estado.

Embora haja esses quase 10 mil espelhos d’água espalhados na Paraíba, a maior parte da capacidade de retenção pertence a 122 açudes monitorados diariamente pela Aesa. “Se todos os reservatórios que monitoramos estivessem cheios teríamos 4 bilhões de litros d’água, ou seja, 85% da capacidade de armazenamento do Estado”, explicou o gerente regional da bacia hidrográfica II, Isnaldo Candido.

De acordo com o diretor de acompanhamento e fiscalização da Aesa, Porfírio Catão, outros 15% ficam espalhados pelos milhares de espelhos d’água. E a responsabilidade pela manutenção desses pequenos reservatórios é dos proprietários, pois a maioria se encontra em áreas privadas. “Nós estamos fiscalizando os açudes com capacidade superior a 500 mil metros cúbicos e que tenham uma superfície hidrográfica acima de três quilômetros quadrados”, comentou. Em caso de irregularidades as multas variam de 1 a 40 UFRPB ao dia – cada UFRPB custa aproximadamente R$ 35.

Chuvas – A expectativa dos técnicos da Aesa é de que os barreiros e açudes do interior do estado ganhem volume no primeiro trimestre deste ano, já que a previsão é de chuvas variando de normal a acima da média histórica nas regiões do Curimataú, Cariri, Sertão e Alto Sertão do Estado. Os dados foram divulgados durante a 2ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte da Região Nordeste, realizado na Universidade Federal de Campina Grande.

Previsão do tempo – No decorrer desta quarta-feira, o tempo fica abafado e poderão ocorrer chuvas isoladas entre a tarde e noite em função do vórtice ciclônico que atinge a região Nordeste, favorecendo o aumento da concentração de nuvens sobre a maioria das regiões da Paraíba. Mais informações sobre tempo e clima do Estado podem ser obtidas no site www.aesa.pb.gov.br ou através do telefone 83 3310-6367.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário