quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Veneziano anuncia nesta quinta novo aterro sanitário de Campina Grande

04/01/12 - 18:50

“A desativação do Lixão é mais um grande marco da sua administração"

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, vai anunciar às 10h desta quinta-feira, 5, o funcionamento do novo aterro sanitário da cidade, construído próximo à cidade de Puxinanã. O anúncio será feito durante a solenidade de desativação permanente do Lixão da cidade, na Alça Sudoeste. 

A solenidade de desativação e lacre dos acessos ao Lixão contará com a presença dos secretários envolvidos com a ação: Alex Azevedo (Obras); Fábio Almeida (Serviços Urbanos e Meio Ambiente); Robson Dutra (Assistência Social); e Tatiana Medeiros (Saúde). Também foi convidado o Superintendente da Infraero local pela importância que o fim do Lixão terá para o próprio Aeroporto João Suassuna.

O prefeito confirmou também que nesta quarta-feira, 4, todos os resíduos coletados em Campina Grande sertão direcionados para o Novo Aterro Sanitário, localizado nas proximidades de Puxinanã, que funcionará a partir de um consórcio que o vizinho Município terá com algumas cidades próximas, entre elas Campina. 

“A desativação do Lixão é mais um grande marco da sua administração, pois além de solucionar problemas criados pelas administrações passadas, significa, também, uma grande ação administrativa. Foi assim com o antigo Plínio Lemos, que deixou de ser um local de complicações sociais para virar a primeira Vila Olímpica da cidade, com a Feira da Prata e muitas outras ações que efetivamos”, esclareceu.

Veneziano disse que, com o anúncio da desativação do Lixão, inicia o ano de 2012 cumprindo compromisso feito com a população. Segundo Veneziano, a desativação do Lixão é “mais uma página da nova história de Campina Grande, que estará sendo escrita para o conhecimento público. Na quarta, os resíduos passam a ser transportados para o Novo Aterro Sanitário e, na quinta, estaremos lacrando o Lixão, desativando-o para sempre”, finalizou.

Assistência aos catadores de lixo
Por sua vez, o secretário de Serviços Urbanos (SOSUR), Fábio Almeida, informou que em Campina Grande são coletadas, diariamente, 500 toneladas de lixo. Segundo ele, 170 pessoas trabalhavam no antigo Lixão. Elas vão receber, por parte da PMCG, durante 120 dias, cestas básicas e uma ajuda financeira para o pagamento de despesas familiares. Fábio assegurou que estas pessoas serão reaproveitadas, não havendo a geração de qualquer problema social com o surgimento do aterro sanitário.

Já o secretário de Obras, Alex Azevedo, comentou que mais uma vez a atual gestão resolve um velho problema de Campina Grande. “De fato, a desativação do Lixão de Campina Grande, que foi criado no ano de 1992, significa um marco para a história da cidade. Trata-se de mais um problema criado nas administrações passadas que foi solucionado por nós, sendo esta uma das iniciativas mais esperadas das últimas décadas. O fim do Lixão contribuirá para a Saúde Pública, para o Meio Ambiente, para a tranqüilidade do nosso Aeroporto, dentre outros benefícios”, comentou.

Na tarde desta terça-feira, 3, o secretário Alex Azevedo esteve reunido com os secretários Robson Dutra (SEMAS), Fábio Almeida (SOSUR) e representantes dos catadores para tratar de todos os detalhes referentes ao fim do Lixão. Conforme esclareceu, estas reuniões preparatórias tiveram como objetivo esclarecer aos catadores todo o processo de mudança que acontecerá neste tipo de atividade em Campina Grande, mostrando que ninguém será prejudicado com mais esta iniciativa da PMCG, em sintonia com as reivindicações da sociedade campinense.

Da Redação (com Assessoria)
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário