sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Governador anuncia projeto para revitalizar Vale dos Dinossauros

Economia,
sexta-feira, 27/01/2012

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, apresenta, hoje, no Centro de Treinamento de Professores da Secretaria de Educação de Sousa, o projeto de revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa. O projeto vai receber R$ 900 mil da Petrobras e um investimento de R$ 202 mil do Governo do Estado.

Coordenado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio de convênio celebrado com a Petrobras, o projeto pretende revitalizar a unidade de conservação que abriga uma das mais significativas amostras de pegadas fossilizadas de dinossauros de todo o planeta.

Em dezembro de 2011, a superintendente da Sudema, Tatiana Domiciano, e o diretor regional da Petrobras, Luiz Ferradanf Mato, assinaram o aditivo do projeto, que engloba algumas adequações propostas pelo Governo, no sentido de aplicar a maior parte dos recursos para a reforma de infraestrutura do parque, tendo em vista o alto grau de deterioração do espaço construído, mas mantendo parte da verba na promoção de desenvolvimento social da região de Sousa.

As principais intervenções se aplicarão na revitalização do museu, das passarelas, dos quiosques e da casa de apoio ao pesquisador, devolvendo dignidade a um dos maiores patrimônios do Brasil. O projeto arquitetônico contempla todas as diretrizes de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

Em sua vertente social, o projeto promoverá diversos cursos de capacitação para os moradores da região, abordando atividades direta ou indiretamente relacionadas com a unidade de conservação, gerando oportunidades de trabalho e renda, além da qualificação dos serviços oferecidos no Vale.

Os cursos serão destinados a alunos da rede pública de ensino do município, abordando temas como paleontologia, educação ambiental e patrimonial, arte culinária, fotografia, serigrafia, artesanato em cerâmica e em fibra de bananeira, e confecção de réplicas de dinossauros, com a ajuda dos artesãos locais.

Histórico
Em 27 de dezembro de 2002, o sítio paleontológico Passagem de Pedras, no município de Sousa, foi transformado em Monumento Natural pelo Decreto Estadual nº 23.832. Inserido na bacia sedimentar do Rio do Peixe, o Monumento Natural do Vale dos Dinossauros preserva seu maior patrimônio, que são as pegadas fossilizadas de dinossauros, conhecidas como icnofósseis. A mais notória é a do dinossauro iguanodonte, espécie que habitou o sertão há 130 milhões de anos.

Fonte 


Nenhum comentário:

Postar um comentário