sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Descontaminação do lixão deve demorar seis meses


A previsão é que o lixão seja lacrado nesta quinta-feira (5) e depois passará por um processo de descontaminação.





Resíduos sólidos serão enviados para um aterro sanitário,
localizado no sítio Açudinho.
O lixão de Campina Grande, localizado no bairro do Mutirão, será desativado e passará por um processo de biorremediação, que consiste na utilização de micro-organismos naturais na decomposição dos resíduos sólidos. Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Fábio Almeida, o projeto está sendo elaborado e a descontaminação deverá durar seis meses.

“Trata-se de uma obra grande que estamos estudando para definir um prazo para iniciá-la, ainda não há um plano sobre o que deverá ser feito com o terreno após a remediação”, explicou Fábio. O terreno onde hoje funciona o lixão da cidade tem uma área total de 500 hectares e de acordo com o secretário, a previsão é que a partir da próxima quinta-feira ele seja lacrado.

Os resíduos sólidos serão enviados para um aterro sanitário, localizado no sítio Açudinho, na zona rural de Puxinanã, no Agreste paraibano. A previsão inicial era de que o lixão fosse desativado ontem, mas devido a não conclusão da recuperação da estrada que dá acesso a Puxinanã o lacre foi adiado. A estimativa é que 15 mil toneladas de lixo sejam enviadas por mês para o aterro.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário