sábado, 7 de janeiro de 2012

João Pessoa tem 36 km de ciclovias





Os ciclistas em João Pessoa dispõem atualmente de apenas 36 quilômetros (km) de ciclovia. O trecho mais utilizado pelos ciclistas é o que segue pela orla, nas praias do Cabo Branco e Tambaú, até a divisa com a praia de Manaíra. Além dele há também o trajeto que vai do Viaduto do Cristo Redentor, passando pelos bairros do José Américo (paralela à avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira), Altiplano (Estação Cabo Branco) e vai até a Praça de Iemanjá, no Cabo Branco.

Embora não tenha ciclovia, a estrada que segue da Estação Cabo Branco em direção ao município do Conde, Litoral Sul, também é bastante utilizada pelos ciclistas. O estudante Victor Souza, 15 anos, forma um grupo com outros quatro amigos que se aventuram no trajeto sem ciclovia. Ferido no joelho após um tombo no asfalto, ele disse que o sangramento foi resultado da tentativa de desvencilhar dos carros. “Os carros passam em alta velocidade por aqui. Quando menos esperamos ele avançam sobre a gente e o único jeito é tentar se desvencilhar”, explica.

O problema, segundo o comerciante André Nascimento, do grupo Pedal Jampa, é a falta de ligações eficientes entre as ciclovias nos bairros periféricos.

“A zona Norte não tem ligações eficientes, rápidas e seguras com as demais ciclovias. Ou de acessos sinalizados nas ruas de maior fluxo e centrais da cidade para quem deseja fugir dos congestionamentos”, explica.

CONVÊNIO
Para reverter o problema, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de João Pessoa celebraram convênio que vai permitir a ligação viária entre os bairros do Castelo Branco, Bancários e Altiplano, onde serão feitas pistas duplas, canteiro central, ciclovia e calçadas laterais. Além desse trecho, há ainda um projeto da Secretaria de Planejamento para a orla do Bessa ter ciclovia.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário