segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Frota de veículos da PB cresce 13% em um ano e já passa de 805 mil

16 janeiro de 2012, às 15h42 
 
A frota de veículos na Paraíba cresceu 13% no último ano, fechando 2011 com a marca de 805.055 veículos registrados no Estado. Deste total, pouco mais de 327 mil estão em João Pessoa e, aproximadamente, 161 mil, em Campina Grande. As duas cidades, inclusive, tiveram 40 % de aumento da frota durante o ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (16), pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB).  

Em 2000, o número total de veículos na Paraíba era de pouco mais de 257 mil. De lá até 2011, ocorreu uma evolução que atingiu o índice de 213% de crescimento. A marca é maior quando analisado o aumento de 226% e 239%, respectivamente, em João Pessoa e Campina, no mesmo período. Mas o número é ainda mais elevado, se levada em consideração a evolução na quantidade de motocicletas registradas na Paraíba.


No final de 2010 eram 274.555 motos. A quantidade saltou para 341.145, em dezembro passado – um acréscimo de 24%. Em 2000, eram apenas 51.962 motocicletas no Estado. O número cresceu até o final de 2011, 557%, de acordo com o Detran-PB. No mesmo período, na Capital, a evolução na quantidade de motos foi de 653%, enquanto em Campina, 390%.

De acordo com o superintendente do Detran-PB, Rodrigo Carvalho, o crescimento da frota no Estado era esperado e acompanha evolução nacional. Segundo ele, têm aumentado o número de veículos devido às facilidades de compra apresentadas pelo mercado, como o acesso a créditos e parcelamentos em bancos e financeiras. 

Segundo Rodrigo, o Detran-PB tem acompanhado de perto a evolução na frota estadual, sobretudo, para adequar o órgão à novas demandas de serviço. “O aumento no número de veículo, normalmente, acaba também refletindo em um acréscimo na quantidade de condutores. Ou seja, cresce o número de motoristas e de habilitações, por exemplo. Então nos esforçamos para garantir estrutura adequada no Detran-PB, para prestar nossos serviços da melhor maneira possível a quem nos procura”, destaca.

Rodrigo também destacou que, com uma frota cada vez mais crescente, os municípios têm o desafio de realizar as adaptações necessárias para garantir organização no trânsito. “É preciso pensar em alternativas para que o tráfego de veículos seja viável e que se melhore a fluidez com o aumento de veículos nas ruas. Além disso, é preciso que condutores respeitem nossa legislação de trânsito e que, com isso, contribuam para a segurança de todos e a consequente redução de casos de acidentes”, orienta o superintendente. 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário