quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Ibama apreende 200 caranguejos prontos para serem vendidos na PB

11/01/2012 15h08 - Atualizado em 11/01/2012 15h08

Desde a terça-feira (10) está proibida a captura e a venda do animal.
Segundo Ibama, animais vão ser soltos ainda nesta quarta-feira (11) .

Do G1 PB

Ibama apreende caranguejos em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Caranguejos apreendidos vão ser soltos ainda
nesta quarta-feira (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma equipe do Ibama apreendeu, durante uma fiscalização, na manhã desta quarta-feira (11), no bairro do Varadouro em João Pessoa, 200 caranguejos que estavam sendo comercializados de forma irregular. De acordo com a superintendência do Ibama na Paraíba na terça-feira (10) teve início o período de defeso do caranguejo-uçá, espécie dos animais que foram apreendidos, e por isso a captura e a comercialização está proibida. Ainda segundo o órgão, o primeiro período de defeso vai até o dia 15 de janeiro.

Segundo o Ibama, os caranguejos foram pegos prontos para serem vendidos em um estabelecimento nas proximidades do terminal rodoviário. Ainda de acordo com o órgão, durante todo o período de defeso está sendo feito um trabalho de fiscalização intensificado para proteger os animais.

O Ibama disse que o homem que estava comercializando os caranguejos foi multado em R$ 1.600. E também que os caranguejos que foram apreendidos serão soltos em uma área de mangue ainda na tarde desta quarta-feira.

O objetivo do defeso é garantir a sobrevivência da espécie que nesta época do ano sai de suas tocas para se reproduzir e ficam mais vulneráveis à ação humana. Na época ficam proibidos a captura, a comercialização, o transporte, o armazenamento, a industrialização e o beneficiamento do crustáceo. A determinação vigora em todos os estados do Nordeste e no Pará. O segundo período do defeso acontece entre os dias 24 a 29 de janeiro.

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário