quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

João Pessoa tem igrejas e arquitetura que contam a história da cidade

26/01/2012 10h16 - Atualizado em 26/01/2012 12h29
 
G1 monta roteiro com 10 pontos do Centro Histórico de João Pessoa.
Belezas arquitetônicas e a história da cidade se fundem.


Rammom Monte
Do G1 PB

Hotel Globo, em João Pessoa (Foto: Rammom Monte/G1)
Centro histórico de João Pessoa tem bela vista do
pôr do sol (Foto: Rammom Monte/G1)
Quando se pensa em turismo em João Pessoa, a primeira coisa que vem à mente das pessoas são as belas praias que compõem a orla da capital paraibana. Conhecida por seu exuberante litoral de águas quentes, limpas e calmas, a cidade tem ainda uma rica estrutura arquitetônica que conta a história de uma das capitais mais antigas do Brasil.

Fundada em 1585, com o nome de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é considerada a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, e conta com um grande acervo histórico-cultural. Tombado pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Centro Histórico de João Pessoa abrange 502 edificações e uma área de ceaproximadamente 370 mil m².

Ao todo, segundo dados da Arquidiocese da Paraíba, a capital paraibana conta com 11 igrejas tombadas, tanto pelo IPHAN, como também pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) (Confira os nomes das igrejas e as datas de tombamento no quadro abaixo). Pensando nisto, o G1 decidiu fazer um roteiro turístico que perpassa pelos principais pontos do Centro Histórico da cidade. O roteiro pode ser feito de carro ou a pé para os que têm mais disposição. Há também empresas turísticas que realizam este passeio.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em João Pessoa (Foto: Rammom Monte / G1 PB)
Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na capital
(Foto: Rammom Monte / G1 PB)
Como ponto de partida, escolhemos a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que fica localizada na Praça Dom Adauto, na Avenida Visconde de Pelotas, no Centro da capital. Além da igreja, na Praça também funciona a Arquidiocese da Paraíba. De lá, o turista pode se encaminhar a um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico de João Pessoa, o Centro Cultural São Francisco, formado pela Igreja de São Francisco e pelo Convento de Santo Antônio, localizado na Praça São Francisco, também no Centro da cidade. (Veja o mapa abaixo).

Após conhecer o Centro Cultural São Francisco, o visitante pode se encaminhar para o ponto aonde a cidade nasceu, onde foi construída a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, localizada na Praça Dom Ulrico, ainda no Centro da capital. Depois de visitar a Catedral, o turista pode ir para o Mosteiro de São Bento, localizado na Avenida General Osório, Centro, e que fica a 500 metros de distância da Catedral.

Caso o turista decida fazer este roteiro em um dia de sábado, ele não pode deixar de conhecer a Praça Barão do Rio Branco, localizada na Avenida Duque de Caxias, onde, todos os sábados a partir do meio dia, acontece o “Projeto Sabadinho Bom”, realizado pela prefeitura de João Pessoa e que traz vários artistas para tocar o bom e velho Chorinho. Os shows são gratuitos.

Praça Rio Branco (Foto: Rammom Monte / G1 PB)
Praça Rio Branco, onde nos sábados acontece o projeto
"Sabadinho Bom" (Foto: Rammom Monte / G1 PB)
Após curtir uma boa música, o turista pode seguir pela avenida até chegar à Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, a mais antiga da Paraíba. Após conhecer mais um pouco da história da cidade, o visitante pode ir para a Praça Vidal de Negreiros, mais conhecida como Ponto de Cem Réis, onde há o Paraíba Palace Hotel, inaugurado em 1937. Normalmente no Ponto de Cem Réis acontecem diversas manifestações artísticas, como shows, peças, danças, entre outras. O local foi recentemente revitalizado.
Ao sair do Ponto de Cem Réis, o visitante pode conhecer a Praça João Pessoa, também conhecida como Praça dos Três Poderes, onde atualmente funcionam o Palácio do Governo, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça e onde existe o prédio da antiga Faculdade de Direito (Antigo Colégio dos Jesuítas).

Após ter percorrido todo este roteiro, o turista pode pegar um táxi e se dirigir para o Hotel Globo, e conferir o pôr-do-sol às margens do Rio Sanhauá, um dos mais bonito de João Pessoa. O hotel fica no Pátio de São Frei Pedro Gonçalves, também conhecido apenas como Pátio de São Pedro, onde também está localizada a igreja de mesmo nome. Do hotel se tem uma ótima vista do Rio Sanhauá, muito apreciada pelos turistas.
Casal de irmãos canadenses visitam João Pessoa (Foto: Rammom Monte / G1)
Casal de irmãos canadenses visitam João Pessoa
(Foto: Rammom Monte / G1)
Dentre estes turistas, estão os irmãos canadenses Rebeca e Samuel Laurin. Segundo Rebeca, que havia chegado em João Pessoa há apenas quatro dias, “a vista é maravilhosa”. “Faz apenas 10 minutos que estou aqui, mas já estou maravilhada com este visual. Eu sempre quis conhecer o Nordeste do Brasil e posso dizer que João Pessoa é um dos locais mais bonitos que já visitei”, confessou a canadense.

Já o administrador Samuel Laurin, de 25 anos, falou que esta foi a primeira vez que veio a João Pessoa. Ao ser perguntado sobre o porquê de escolher visitar o Centro Histórico e ver o pôr do sol do Hotel Globo, o canadense de Montreal disse que “quando viaja, prefere conhecer este lado histórico das cidades”. “Eu até já fui para a praia e vi o pôr do sol lá, mas eu prefiro este tipo de turismo. Estou adorando João Pessoa toda, é um lindo lugar”, afirmou Samuel.

Praça Antenor Navarro, João Pessoa (Foto: Rammom Monte / G1 PB)
Praça Antenor Navarro e seus belos sobrados
(Foto: Rammom Monte / G1 PB)
Porém, antes de chegar lá, o turista passará pela Praça Antenor Navarro, local com belos sobrados coloridos que, durante a noite, funcionam como bares, cafés e galerias. É uma ótima pedida para quem, depois de um dia inteiro de passeio, ainda quiser aproveitar um pouco da vida noturna do Centro Histórico da cidade. Normalmente, nos fins de semana acontecem shows nos bares da região.

Depois de ter percorrido todo este trajeto, o visitante terá conhecido e apreciado um pouco da história de João Pessoa, da bela arquitetura dos prédios que compõem o Centro Histórico, além de se divertir com uma boa música nas praças Rio Branco e Antenor Navarro. Confira no infográfico abaixo um breve resumo da história de cada ponto turístico citado neste roteiro.

Roteiro histórico de João Pessoa (Foto: Arte/G1)
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário