sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Desativação do Lixão é data histórica para Campina Grande


O Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo afirmou na tarde desta quarta-feira (04) que a cidade de Campina Grande “vira uma página para ser esquecida para sempre” com a desativação do Lixão, localizado na Alça Sudoeste, inaugurado em 1992. “Podemos dizer que o dia 5 de janeiro de 2012 vai ficar marcado para sempre. É uma data histórica”, afirmou.

De acordo com Veneziano “este é mais um compromisso assumido por nós e que é cumprido pela nossa administração. Uma ação que teve quase vinte anos de espera”, destacou. “Estamos começando 2012 da mesma forma que terminamos 2011, com muitas obras e ações importantes para a cidade”.

O Prefeito destacou que, mais do que resolver uma questão de décadas, a desativação do Lixão atende à legislação. “Estamos cumprindo o que determina o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, sancionado recentemente pelo presidente Lula, que determina a todos os municípios brasileiros fechar seus lixões até 2013”.
 
Apoio do Governo - Veneziano lembrou que a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê a formalização de consórcios para a destinação dos resíduos coletados nas cidades a um Aterro Sanitário. Ele lembrou que, após a regulamentação da Lei, o próprio governo apoiou a formalização dos consórcios. 

Este apoio, lembra Veneziano, foi formalizado pelo Ministério do Meio Ambiente, através de um edital de Chamada Pública da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em acordo com a Lei nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010, e seu Decreto Regulamentador, nº 7.404, de 23 de Dezembro de 2010, que deram origem à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“O estímulo aos consórcios, de acordo com o Governo Federal, se fez necessário frente ao processo acelerado de urbanização pelo qual o Brasil passou no último século, quando a maioria da população brasileira vivia na zona rural e, em poucas décadas, com o processo de industrialização e a migração para os centros urbanos, o País tornou-se predominantemente urbano”, afirmou o Prefeito campinense Veneziano disse que no Plano Nacional de Resíduos Sólidos está prevista a adoção do Aterro Sanitário, que é a solução dada pela PMCG ao destino dos resíduos coletados em Campina. “É justamente isso o que estamos fazendo com Puxinanã, que recebeu um investimento privado, atendendo a todas as exigências. A exemplo de Campina Grande, outros municípios próximos também deverão participar do consórcio, para atender ao que determina esta legislação”.

Vital diz que fim do Lixão trará ganhos para a cidade
O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) afirmou na manhã desta quinta-feira (05) que o fim do Lixão de Campina Grande, decretado pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo, significará vários ganhos para a cidade. Ele destacou, dentre estes ganhos, uma maior segurança para o tráfego de aeronaves no Aeroporto João Suassuna e os benefícios para o Meio Ambiente.

Vital destacou a segurança no chamado ‘Cone Aeroportuário’, que é uma área delimitada para tráfego aéreo na região próxima aos aeroportos. “A partir do momento em que Veneziano lacrar o lixão, decretando o seu fechamento de forma definitiva, os pousos e decolagens de aeronaves no Aeroporto João Suassuna ocorrerão com mais segurança”, disse.

Ele lembrou, também, os benefícios que o fim do Lixão da Alça Sudoeste trará para o Meio Ambiente, destacando, ao mesmo tempo, que os resíduos coletados em Campina Grande serão transferidos para um Aterro Sanitário, dentro do que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pelo Governo Federal.

“Com a decretação do fim do Lixão de Campina Grande Veneziano irá garantir benefícios par ao Meio Ambiente, numa região que cresce acima da média. Ao mesmo tempo, Veneziano consegue consorciar Campina Grande no Aterro Sanitário construído próximo a Puxinanã, de forma planejada e dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de segurança ambiental”, afirmou Vital.

Luta em Brasília - O Senador lembrou também a sua luta, em Brasília, para tentar resolver a questão do Lixão. “O Lixão, inaugurado em 1992, foi mais um problema criado pelos antecessores de Veneziano, mas que caiu nos braços dele, para que ele resolvesse. E ele resolveu. Para mim, ficarão na lembrança, apenas, o trabalho árduo que fizemos em Brasília e as tentativas de encontrar uma solução para a questão”.

Vital disse que tinha uma preocupação muita grande com a questão do Lixão, em face das seguidas solicitações que Veneziano fazia para que ele ajudasse na resolução do problema. “Causava-me uma grande preocupação ver Veneziano não conseguir acabar com o Lixão. Em Brasília, desde a época de Deputado Federal e, agora, como Senador, eu sempre ficava triste por que Campina Grande continuava a conviver com o problema”.

O Senador paraibano finalizou dizendo que o fim do Lixão proporcionará para Campina Grande um fortalecimento do Aeroporto na malha aérea regional. “Poderemos receber mais vôos, considerando que haverá uma melhora substancial no quesito segurança aeroportuária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário