quinta-feira, 22 de março de 2012

AESA revela que Paraíba tem déficit de cinco metros cúbicos de água por segundo

Diretora presidente da AESA, Ana Maria Torres, informou que possui projetos visando evitar que a previsão da ONU aconteça.

Publicado em 22/03/2012 às 19h23 

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou uma previsão, de que se não houver racionamento de água no mundo, em 2025 conflitos apareceriam por conta da falta dela. Na Paraíba, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA/PB) divulgou a existência de um déficit de cinco metros cúbicos de água por segundo, na distribuição para todas as cidades do estado.

“Temos 4 bilhões de metros cúbicos de água, mas apenas 1 bilhão disponível, pois a outra parcela está em açudes pequenos e não temos como juntar essa água para fazer uma barragem. Com isso, a água não consegue chegar em vários municípios, principalmente do cariri paraibano”, comentou o diretor de gestão e apoio da AESA, Francisco Lopes. “Vamos ter que levar a água do Rio São Francisco para essas cidades, é a maneira que achamos mais viável”, finalizou.

A diretora presidente da AESA, Ana Maria Torres, informou que possui projetos visando evitar que a previsão da ONU aconteça. “Um desses projetos seria o de educação sanitária, com o intuito de diminuir e reverter os casos de poluição dos rios, como o Rio Jaguaribe, formando uma união entre institutos responsáveis, órgãos públicos e escolas, com uma programação de longo prazo”, disse.

Outro projeto que já está em andamento, é o de dessalinização, onde a água salgada é transformada em doce e potável, e vem ocorrendo no município de Aroeiras. É um processo que tem o custo consideravelmente menor do que construir adutoras. Cerca de 27 famílias já estão sendo beneficiadas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário