terça-feira, 27 de março de 2012

Bica tem três projetos de proteção

O Centro de Estudos e Práticas Ambientais do Município, instalado no Parque Arruda Câmara – a Bica – abriga três projetos que visam proteger o meio ambiente, reunir e divulgar informações sobre a Mata Atlântica e mostrar, através de filmes, a importância de cuidar do meio ambiente: o Ecocine, a Sala Verde e o Centro de Documentação da Mata Atlântica. Um desses projetos é o Ecocine, que nasceu da ideia de que trabalhar com o audiovisual, favorece o trabalho e a discussão em torno do tema. Estudantes e visitantes do parque participam de sessões em que são exibidos filmes com essa temática. Em seguida, discutem o assunto. São 40 pessoas por sessão e os filmes podem durar entre 20 e 40 minutos.

Iniciado no primeiro semestre de 2011, o Ecocine recebeu a visita de 104 escolas. Além de assistirem aos curtas e médias metragens com temas infantis, juvenis e adultos, seus alunos participaram de trilhas ecológicas a aprenderam um pouco mais sobre a preservação.

Outro projeto é a Sala Verde, do Ministério do Meio Ambiente. Os centros que trabalham com educação ambiental se cadastram e recebem um kit para formar uma pequena biblioteca. Para isso, é preciso estar vinculado a órgãos públicos. “É um espaço com diversas obras , computador para estudos e pesquisas. Percebemos, no entanto, que falamos pouco sobre mata atlântica e sentimos a necessidade de um local onde se desse mais ênfase. Foi aí que surgiu a ideia de criar o Centro de Documentação da Mata Atlântica”, conta Vivian Maitê Castro, chefe de Projetos e Convênios da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam).

Neste centro estarão disponíveis todas as produções feitas pela Semam, incluindo projetos e pesquisas sobre a Mata Atlântica. O horário de funcionamento do Centro de Estudos e Práticas Ambientais é de 8h às 12h e das 13h às 17 horas. As visitas das escolas podem ser agendadas através do telefone 3218-9841.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário