terça-feira, 27 de março de 2012

Parque preservado


Conhecido por suas belezas naturais, o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, que recebe muitos visitantes durante a maré baixa, estava sendo depredado pela falta de cuidado. A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), responsável por 16 unidades de conservação na Paraíba, entre elas, Areia Vermelha, entrou em cena através de campanhas educativas e um plano de proteção. “Limitamos a área para que embarcações e turistas não consigam chegar a alguns trechos. Nosso objetivo é evitar o impacto ambiental”, observa a bióloga Karina Massei, coordenadora de Educação Ambiental da Sudema.

A equipe, composta por estagiários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB) e educadores ambientais, se desloca até o local sempre que a maré fica abaixo de 0.5 metro. O grupo realiza um trabalho educativo com os visitantes ainda nas embarcações. Eles recebem orientações sobre as áreas onde podem nadar, onde se deve descartar o lixo. Um barco da Prefeitura de Cabedelo fica no local e recolhe todos os resíduos.

“Quem visita Areia Vermelha tem mudado de hábito. O turista tem se preocupado mais em colocar o lixo no lugar certo. As pessoas que sobrevivem do turismo também, afinal, se eles não preservarem, amanhã não poderão realizar a atividade porque o ambiente de trabalho não vai mais existir”, completa Massei.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário