segunda-feira, 12 de março de 2012

Ibama doa caranguejos apreendidos para casa de repouso na Paraíba

12/03/2012 16h31 - Atualizado em 12/03/2012 16h31

Durante andada, ficam proibidos captura e comercialização do crustáceo.
Animais congelados foram apreendidos em fiscalizações na Paraíba.

Do G1 PB
 
Ibama doa caranguejos apreendidos para casa de repouso na Paraíba (Foto: Divulgação/Ibama)
Ibama doa caranguejos apreendidos para casa de
repouso na Paraíba (Foto: Divulgação/Ibama)
Doação de 49 kg de caranguejo-uçá foi feita por agentes ambientais federais do Ibama na Paraíba, no último sábado (10). Os agentes que trabalham na fiscalização do penúltimo período de andada do animal, que é o período de reprodução da espécie, doaram à Vila Vicentina Júlia Freire 13,2 kg de carne de caranguejo congelada e 25,8 kg de caranguejo pré-cozido congelado, que foram apreendidos no comércio no município de Cabedelo e na orla de João Pessoa.
 
A falta de declaração de estoque em Cabedelo, foi o motivo das apreensões. Já na capital paraibana, a situação flagrada foi a de comercialização de fêmeas do caranguejo-uçá, que é proibida no período que vai de 1º dezembro até o fim de maio. A fiscalização continua ocorrendo em todos os estabelecimentos que comercializam caranguejos.

Durante os períodos de andada, ficam proibidos a captura, transporte, beneficiamento e comercialização do crustáceo, devido à medidas de proteção dos momentos reprodutivos do animal. Para que ocorra a manutenção das populações da espécie nos mangues do estado e para a fonte de renda e alimento das milhares de pessoas que sobrevivem da pesca do caranguejo, é essencial que se respeite esses períodos.

Além disso, a proibição da pesca de exemplares com menos de seis centímetros de largura da carapaça, e a proibição do uso de redinha para a captura, são medidas contínuas de proteção da espécie.

Pessoas físicas ou jurídicas que estão envolvidos e trabalham na cadeia produtiva do caranguejo, que tenham o animal ou partes armazenadas antes da andada, devem protocolar declarações de estoque na Superintendência do Ibama na véspera do período da andada. O último período de andada do caranguejo-uçá em 2012 vai do dia 23 ao dia 28 de março.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário