quarta-feira, 7 de março de 2012

Grupo protesta contra mudanças no Código Florestal

07/03/2012 10h22 - Atualizado em 07/03/2012 11h33

Câmara dos Deputados analisa Código Florestal na semana que vem.
Manifestantes ocuparam ruas de Brasília na manhã desta quarta (7).
 

Do G1, em Brasília
  

Representantes de movimentos sociais realizaram um protesto em frente ao Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira (7) contra alterações ao Código Florestal, que trata da preservação ambiental em propriedades rurais. O manifesto prejudicou o trânsito no centro de Brasília.


Protesto contra o Código Florestal pede que a presidente DIlma Rousseff vete o Código Florestal (Foto: Natalia Godoy / G1)
Protesto contra o Código Florestal pede que a presidente DIlma
Rousseff vete o Código Florestal (Foto: Natalia Godoy / G1)
Na terça, a Câmara adiou para a próxima semana a votação do projeto que modifica o Código Florestal por falta de acordo em torno de trechos polêmicos do texto, aprovado no ano passado pelo Senado.

Na manhã desta quarta, o relator do projeto na Câmara, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), apresenta o texto final da proposta em reunião fechada.

Participam do protesto cerca de 250 organizações ambientalistas, de pescadores e de camponeses. Para o analista da ONG WWF, Kenzo Jucá, o projeto que está sendo apresentado no Congresso é prejudicial para as florestas.

"É um projeto que faz o Brasil perder a sua principal vantagem comparativa no mundo, que é a sua biodiversidade, e a possibilidade de aliar desenvolvimento com preservação e conservação", disse Jucá.

Protesto interditou três faixas na Esplanada e prejudicou trânsito (Foto: Natalia Godoy / G1)
Protesto interditou três faixas na Esplanada e prejudicou trânsito
(Foto: Natalia Godoy / G1)

Os manifestantes pretendem montar um banner vivo com a mensagem “Veta Dilma” – um pedido para que a presidente vete a proposta do código no caso de aprovação pelo Congresso.


Protesto é conta Código Florestal, que será analisado pela Câmara na semana que vem (Foto: Natalia Godoy / G1)
Protesto é conta Código Florestal, que será analisado pela Câmara na
semana que vem (Foto: Natalia Godoy / G1)

Votação
Segundo o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), uma reunião entre os líderes da base está marcada para a tarde desta quarta-feira (7) para analisar o relatório de Paulo Piau.

"A base aliada está firme. Vamos discutir amanhã e votar na terça [13]. É bom ter paciência para votar. É bom ouvir as pessoas. A rigor, nós temos o mês de março todinho para votar. Se fosse para votar hoje, nós ganharíamos, mas estamos construindo este acordo, e inclusive há um pedido do governo para construirmos este acordo", afirmou o líder.

Para o deputado Paulo Piau, levar o projeto à votação sem acordo entre os líderes partidários pode trazer um "prejuízo". "A nossa preocupação é pedir [...] uma semana para a gente acabar de amadurecer duas coisas: a área de preservação permanente e aplicação do código na área urbana, dois pontos em que ainda falta acordo mínimo", disse o relator.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário