segunda-feira, 26 de março de 2012

Caatinga está ameaçada na PB

Maior parte da caatinga (70%) é devastada de forma doméstica, com a utilização da lenha como combustível e para a confecção de cercas.

 
 
A Caatinga ocupa uma área que corresponde a 10% do Brasil e abriga espécies de plantas e animais que não existem em nenhum outro lugar da Terra. Mesmo assim, mais da metade de sua área já foi devastada, segundo informações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

O pesquisador Leonardo Tinoco, coordenador do Observatório Nacional do Semiárido, conta que a maior parte desse bioma (70%) é devastada de forma doméstica, com a utilização da lenha como combustível e para a confecção de cercas.

Outro problema grave é a devastação causada pela indústria, com destaque para as fábricas de tijolos e telhas e a atividade mineradora. Ele diz que o bioma, que é o único exclusivamente brasileiro, tem tanta importância para a sustentabilidade do meio ambiente nacional quanto a Amazônia. “Não podemos tratar a Caatinga de forma diferente. No Semiárido, onde ela está totalmente presente, vivem 25 milhões de pessoas. É a Caatinga que mantém a fertilidade do solo na região”, afirma Leonardo Tinoco. Só na Paraíba, segundo o monitoramento do Ministério do Meio Ambiente, foram  desmatados 1.013 km² de Caatinga no período de 2002 a 2008. “A situação é cada vez mais preocupante, o que deverá ficar evidente na nova poligonal da desertificação que está sendo preparada”, completa o pesquisador. O Ibama deu início a um trabalho de monitoramento por satélite, para tentar frear o desmatamento e punir quem derrubar a vegetação.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário