segunda-feira, 26 de março de 2012

Reserva guarda espécies raras

Reserva particular de mais de 200 hectares, preserva espécies raras de árvores e pássaros.

 
 
Leonardo Silva
Área compõe a maior reserva particular da região
Quando se fala em desmatamento no Brasil, automaticamente a imagem da floresta amazônica sendo devastada vem à mente. A imagem da Caatinga passa despercebida, pois é difícil imaginar a vida florescer através do verde e dos animais selvagens, em um cenário que em alguns períodos do ano é cinza.

A devastação da área que ocupa praticamente todo o território paraibano vem sendo contínua, com uma média de mais de 40 mil hectares por ano, segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Por isso, em meio a essa triste realidade, a persistência e a conscientização ambiental de um proprietário rural acaba se destacando no Estado.

O empresário Ivandro Cunha Lima, 80 anos, proprietário da Fazenda Caiçara, que fica a 5 quilômetros da cidade de Campina Grande, preserva há 40 anos mais de 200 hectares, que compõem a maior reserva particular da região. “Eu nasci no campo e a lembrança da natureza na minha infância e na adolescência é algo que carrego comigo. Por isso, faço questão de preservar a mata branca, que em muitos locais do Estado já não existe”, disse.

Ele conta que não permite a caça e que só existe derrubada de árvores quando isso é realmente necessário.
O ambientalista Roberto Almeida, coordenador da Superintendência do Meio Ambiente em Campina Grande e diretor da Associação de Proteção Ambiental (Apam), diz que a área possui uma riqueza imensurável e preserva espécies raras da Caatinga. “Muitas das árvores existentes na reserva, que fica em uma região de transição entre o Cariri e o Agreste, dentro de pouco tempo não serão mais conhecidas, pois estão em processo de extinção.

Lá, essas são preservadas para o futuro”, afirma.

Entre as árvores que existem no local estão barrigudas, cedros, ipês, aroeiras, cactos de todos os tipos, pereiros, caibreiras, angicos, juazeiros baraúnas e umbuzeiros.

“Devido à proximidade com a zona urbana, a diversidade de animais é menor, mas ainda é possível encontrar uma grande variedade de pássaros, como a cajaca de couro, o concriz e o galo de campina. Também não faltam bichos como tatu, camaleão, preá e cobra”, detalhou Ivandro Cunha Lima.

A diversidade preservada da Fazenda Caiçara vem sendo aproveitada como laboratório na realização de pesquisas envolvendo a Caatinga.

O ambientalista Roberto Almeida diz que o local é um dos poucos onde é possível vivenciar o bioma plenamente preservado.




Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário