domingo, 25 de março de 2012

Projeto especial para jacarés


Filhotes de Jacaré de óculos, já nasceram no Parque Arruda Câmara, sem a interferência da equipe de biólogos do local. 

Rizemberg Felipe
Ciclo reprodutivo que anteriormente exigia a participação dos biólogos aconteceu praticamente independente

Também conhecida como jacaré de óculos por causa de uma crosta ossificada na frente dos olhos, o jacaré de papo amarelo ganhou uma nova geração a partir do projeto de reprodução em cativeiro existente na Bica. Em junho do ano passado, 27 filhotes no local surpreenderam a equipe de funcionários do parque.

Diferentemente de filhotes nascidos no parque, os jovens habitantes dispensaram a ajuda de funcionários, e o ciclo reprodutivo que anteriormente exigia a participação dos biólogos aconteceu praticamente independente.

“A fêmea cavou um buraco bem profundo e lá depositou os ovos.

Para proteger ainda mais seus filhotes, ela depositou bastante matéria orgânica sobre o local, como folhas e pedaços de plantas. A reprodução não teve nenhuma complicação e quase 100% dos ovos resultaram em filhotes”, explicou a bióloga Elze Lins.

Ela conta que o jacaré de papo amarelo recentemente saiu da relação dos animais em risco de extinção, mas por não existir mais em seu ambiente natural, ainda é uma espécie vulnerável.

“O jacaré de papo amarelo não existe mais na natureza por isso ele ainda está ameaçado”, disse Lins, acrescentando que atualmente a espécie é encontrada em parques zoológicos. A reprodução em cativeiro dos jacarés é desenvolvida pela Bica há pelo menos 15 anos. Poucos zoológicos do Brasil trabalham com esse tipo de ação.

Segundo o diretor do zoo, Edilson Parra, quando os animais nascem no parque eles permanecem sob os cuidados da mãe, mas caso esteja como excedente no plantel, os técnicos entram em contato com outras instituições ou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para permutar ou fazer transferência. “Algumas espécies, como a jaguatirica, existe a possibilidade de soltura desse animal no seu habitat”, disse.
 

Fonte

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário