domingo, 18 de março de 2012

Novas medições da radioatividade serão feitas


Em maio, os pesquisadores do DEN retornarão a São José de Espinharas para mais uma rodada de pesquisas na região. O chefe do estudo, José Araújo, frisou que “nossa maior preocupação no momento é conseguir provas suficientes que correlacionem o uso do leite, da água e de outros recursos naturais com o alto índice de câncer”.

O pesquisador acrescentou que “pretendemos recolher amostras de dentes e prontuários médicos, bem como fazer exames de sangue para aprofundar a pesquisa”.

Além das análises, também serão colocados aparelhos de medição da radioatividade nos pontos considerados mais críticos, já mapeados nas visitas passadas. “Não queremos alarmar as pessoas. Nosso trabalho é exatamente para constatar se há o problema e só posteriormente procurar os órgãos responsáveis para tomar as providências”, disse. 

Segundo o aposentado João Trindade de Souza, 67 anos, esposo de Esmeralda, os pesquisadores disseram que o piso concretado reduz o contato com o gás propagado pelas pedras de urânio. “Não tenho medo dos efeitos. Vivemos a vida toda aqui e até hoje não tive câncer. Não é porque estou sabendo que faz mal que vai me acontecer”, afirma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário