domingo, 18 de março de 2012

Inseticida natural ajuda no combate de praga

Pesquisadora de Campina Grande desenvolveu produto para combater praga do gorgulho, inseto que ataca o feijão carioquinha.
Alberto Simplício


Uma pesquisadora de Campina Grande estudou três plantas nativas da Caatinga e, a partir delas, desenvolveu um inseticida natural para combater a praga do gorgulho (Zabrotes subfasciatus), inseto que costuma atacar principalmente o feijão carioquinha.

A tecnologia sustentável foi testada em laboratório e, no futuro, pode ajudar a reduzir o desperdício do grão, que registra em média 10% de perca em função desse inseto, que também é conhecido como caruncho ou bicho-do-feijão.

A pesquisa foi resultado da tese de doutorado da bióloga Elvira Bezerra Pessoa, que defendeu o estudo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A pesquisa foi orientada pelo professor Francisco de Assis Cardoso Almeida.
 
“Encontramos uma solução que é benéfica tanto para o meio ambiente, quanto para os produtores agrícolas, incluindo aqueles que praticam ou não a agroecologia”, destaca a pesquisadora.

As plantas utilizadas por ela para o desenvolvimento de extratos botânicos que servem como inseticida e repelente ao mesmo tempo foram o pereiro, o angico e a oiticica, três plantas endêmicas da Caatinga.

Para testar a eficácia do produto desenvolvido, foram utilizados grãos de feijão carioquinha acondicionados em garrafas pet durante 180 dias, em ambientes não controlados de temperatura e umidade do ar. Tal condição favorece o aparecimento da praga.

“Ao aplicarmos o produto líquido, verificamos que o extrato pereiro casca conseguiu exterminar o gorgulho adulto, com a aplicação de uma pequena dose de 3 ml. Para os demais extratos, conseguimos uma mortalidade de 100% do inseto aplicando doses de 4 e 5 ml, o que comprova sua eficácia”, contou.

Outro experimento analisou a repelência/atratividade e mortalidade do gorgulho pelos extratos em pó das mesmas plantas. Foi comprovado que o número de insetos adultos repelidos foi maior com o extrato da casca de oiticica (82,49%) seguido dos demais (pereiro casca, angico casca, pereiro folha e angico folha).

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário