sexta-feira, 24 de agosto de 2012

14 barragens na PB serão recuperadas

Além de garantir o abastecimento, também será incentivado o desenvolvimento de piscicultura e de irrigação das plantações nas regiões. 


 


Até o final deste ano a Paraíba terá 14 barragens recuperadas distribuídas entre os municípios do Litoral, Cariri, Curimataú e Sertão. Com uma média de 15 milhões de metros cúbicos de água em cada reservatório, as obras vão beneficiar mais de 200 mil pessoas localizadas tanto na zona urbana quanto na rural.

Além de garantir o abastecimento nas residências, também será incentivado o desenvolvimento de piscicultura e de irrigação das plantações nas regiões.

De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, estão em fase de licitação três lotes que serão submetidos aos serviços de recuperação de erosão do solo, profundidade e drenagem. Quem apontou esse cenário foi Francisco Leonam, gerente executivo de Infraestrutura Hídrica do Estado, que afirmou que assim que as obras forem iniciadas, elas terão um prazo de execução de no máximo quatro meses e um investimento de R$ 2 milhões.

“Acreditamos que ainda este ano poderemos entregar essas barragens, já que estamos em fase de licitação e o tempo de obra é considerado baixo. Beneficiaremos moradores de municípios como Riacho dos Cavalos, Mamanguape, Curral Velho, Rio Tinto, e outras 10 cidades, além dos municípios vizinhos e áreas rurais que vão ser assistidas através de projetos de irrigação e piscicultura”, destacou o gerente executivo.

A justificativa dada pela urgência da obra foi o tempo da construção das barragens cuja maioria tem mais de 30 anos de existência. “Nós só temos dois desses reservatórios que foram construídos há pouco mais de 10 anos. Os demais têm quase 30 anos” declarou Leonam. Ele acrescentou que as ações fazem parte do Programa de Recuperação de Barragens desenvolvido pelo governo do Estado e que inclui também as obras da barragem de Capivara, que abastece o Alto Sertão; Acauã e São José, que abastecem Campina Grande e região; Sistema Adutor do Congo e a barragem de Jandaia, em Bananeiras, já estão em pleno funcionamento, segundo o gestor.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário