quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ibama apreende 3 mil animais

Número de animais apreendidos neste semestre, já representa cerca de 60% do total de apreensões realizadas em 2011.




Walter Paparazzo
De acordo com o Ibama, aves de porte pequeno são as que mais sofrem com o comércio ilegal

Só no primeiro semestre deste ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis da Paraíba (Ibama-PB) apreendeu mais de 3 mil animais silvestres que eram mantidos irregularmente em cativeiro. O número já representa cerca de 60% do total de apreensões realizadas no ano passado, quando ocorreram mais de 5 mil ocorrências.

As informações foram repassadas pelo superintendente do Ibama, Bruno Eloy, que afirmou ainda que as aves de porte pequeno são as que mais sofrem com o comércio ilegal. Nas fiscalizações, entretanto, também são resgatados mamíferos e répteis. “Esse animais são encaminhados para a triagem, no Centro de Animais Silvestres (Cetas-PB). Aqueles que apresentam ferimentos ou outros problemas de saúde são primeiramente tratados, passam por todo um processo de readaptação para posterior devolução à natureza”, contou Bruno, ao informar que o número de animais que se encontram sob proteção do Centro é bastante variável. “Quase todos os dias chegam animais e outros são devolvidos ao habitat natural deles”, justificou.
Segundo ele, no Cetas, os animais são separados em recintos com outros da mesma espécie, dando-se início ao processo de ressocialização e readaptação à vida silvestre - necessários à sobrevivência deles. Os bichos também são alimentados com os produtos que sejam os mais próximos daqueles encontrados na natureza.

A multa por manter animal em cativeiro ilicitamente varia de R$ 500 à R$ 5 mil. Denúncias podem ser feitas pelo 0800 61 8080.


Nenhum comentário:

Postar um comentário