sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Lixo em área de preservação preocupa

Semam-JP fiscaliza descarte irregular de resíduos da construção civil em áreas de preservação ambiental.

 

Em João Pessoa, os entulhos encontrados nas áreas de preservação ambiental e nas regiões próximas a rios é motivo de preocupação para a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam/JP). Para a diretora de Controle Ambiental do órgão, Aparecida de Assis, o descarte correto é um procedimento simples de ser feito. “A presença dos resíduos compromete o meio ambiente e não há justificativa para a prática já que existem empresas especializadas em transportar os resíduos”, declarou, ao informar que as fiscalizações da Semam também são periódicas e as multas podem chegar a valores altos.

Para evitar a prática ilegal, é exigido do construtor a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos. O documento aponta a quantidade de entulho a ser produzida, quem vai recolhê-la e onde será destinada. Ele é requisito, inclusive, para que sejam concedidas as licenças ambientais necessárias para início e término de construções.

“Temos um modelo do plano disponível na Semam, até para facilitar o processo”, acrescentou. No entanto, para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), Irenaldo Quintans, os construtores têm cumprido rigorosamente o Plano de Gerenciamento de Resíduos.

“As construtoras são fiscalizadas em relação a isso e têm que ficar com o documento dentro das obras, à disposição dos fiscais”, comentou, ao opinar que “os construtores legalistas cumprem a determinação”.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário