sábado, 4 de agosto de 2012

CBTU anuncia instalação de Veículo Leve sobre Trilhos em João Pessoa

03/08/2012 16h43 - Atualizado em 03/08/2012 16h57

Verba do Ministério das Cidades é de R$ 96 milhões.
Número de usuários deve crescer de 12 mil para 40 mil por dia.

Do G1 PB

 
VLT de João Pessoa será semelhante ao de Maceió (Foto: Divulgação/Everaldo Ricardo/Comak/STU-JOP/CBTU)
VLT de João Pessoa será semelhante ao
de Maceió (Foto: Divulgação/Everaldo
Ricardo/Comak/STU-JOP/CBTU)
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos da Paraíba (CBTU-PB) anunciou nesta sexta-feira (3) que vai instalar oito composições de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em João Pessoa. Segundo a assessoria da companhia, o novo equipamento será um presente para a cidade pelos seus 427 anos de fundação, comemorados no próximo domingo (5).

De acordo com o projeto da CBTU, o VLT vai substituir os trens antigos que funcionam na Grande João Pessoa há cerca de 60 anos. A meta é que até a realização da Copa do Mundo de 2014, o VLT já esteja em atividade.

A CBTU detalhou que cada composição do equipamento tem três carros de passageiros e deverá ser adquirido ainda neste ano. A audiência pública para a licitação desse novo equipamento deverá acontecer no próximo dia 13, no Rio de Janeiro, segundo informou a assessoria da companhia.

No projeto também está prevista a construção de novas estações em Bayeux e Santa Rita e adequação das outras já existentes. A CBTU estima que o número de usuários transportados pelo órgão vai crescer dos atuais 12 mil por dia para aproximadamente 40 mil por dia. Os intervalos entre as viagens também devem diminuir de uma hora para 20 minutos ou 30 minutos.

Segundo o órgão, o VLT de João Pessoa terá facilidade de integração a outros sistemas de transportes existentes e atende às normas internacionais de veículos ferroviários, além de possui ar condicionado, duas cabines de comando que permitem que o veículo opere em monovia, baixo potencial poluidor, baixo consumo de biodiesel e ter capacidade para transportar 562 passageiros por viagem.

Os recursos para a compra dos novos trens estão assegurados pelo Ministério das Cidades, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC - Equipamentos), que destinou R$ 96 milhões para serem investidos nos trens urbanos da capital paraibana, conforme informou a CBTU.



Nenhum comentário:

Postar um comentário