domingo, 19 de agosto de 2012

Produção de etanol terá queda

Efeitos da estiagem e falta de investimentos podem levar a uma redução de 15% a 20% na produção de etanol do Estado. 


 
 

Kleide Teixeira
De acordo com levantamento da Conab, a safra de cana-de-açúcar para a temporada 2012/13 deverá ser reduzida em 5,4%

O pouco investimento do Governo Federal e a estiagem que assola o interior da Paraíba são alguns dos fatores que podem levar a uma redução de 15% a 20% na produção de etanol no Estado, em comparação ao ano passado. A previsão é do Sindicato da Indústria de Produção do Álcool da Paraíba (Sindiálcool-PB), que acredita que, mesmo com a queda, a produção final da safra 2012/2013 será suficiente para suprir a demanda local.

Conforme dados do sindicato, a safra passada rendeu 357,488 milhões de litros de etanol, sendo 149,655 milhões de álcool anidro (usado na mistura da gasolina) e 207,833 milhões de álcool hidratado (destinado ao abastecimento de veículos).

Para este ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que 66% da cana seja destinada à produção de etanol, o que corresponderia a 325 milhões de litros, com 154,5 milhões de litros de álcool anidro e 171 milhões de litros de álcool hidratado.

No entanto, a queda considerável na produção deste ano não deve provocar efeitos ao consumidor final, uma vez que os preços dos combustíveis tendem a se estabilizar. “Os preços não vão cair nem aumentar, devem se manter nessa faixa mesmo. O que vem acontecendo ultimamente é uma perda de espaço para a gasolina, uma vez que João Pessoa é um dos lugares com a gasolina mais em conta do Brasil. Por outro lado, isso é uma ilusão para o consumidor, que paga pouco por um combustível cujos componentes podem, muitas vezes, entupir o motor”.

Segundo Edmundo Barbosa, o momento agora é de expectativa para os produtores de etanol. Na próxima semana, haverá mais uma reunião para definir os interesses do Governo Federal no estímulo à produção do combustível.
 
“A importação de gasolina vem crescendo gradativamente e isso vem atrapalhando demais, até porque os custos têm tornado a produção cada vez mais inviável. Se for determinado que a gasolina volte a ter 25% de etanol, já vai ser um incentivo e tanto”, informou, prevendo ainda que, se a produção se manter nesse ritmo, os riscos de faltar combustível em 2014 ou 2015 serão altos.

“A estiagem também foi um fator determinante para a queda na quantidade de etanol e de açúcar produzidos até o final do ano, pois a falta de água fez a cana se desenvolver bem menos aqui no Estado”, afirmou.

Apesar disso, o presidente garante que a safra deste ano deve ser suficiente para suprir a demanda do mercado local.

“Mais uma vez, o país deve consumir etanol importado além do que é produzido por aqui mesmo, mas na Paraíba e no Nordeste o etanol local deve ser suficiente para garantir o abastecimento”, explicou Barbosa.

SAFRA DE CANA
A safra de cana-de-açúcar para a temporada 2012/13 deverá ser reduzida em 5,4% no estado da Paraíba, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na última semana. A produção deverá cair de 6,7 milhões de toneladas para 6,3 milhões.

A estiagem combinada com mecanização da colheita da safra de cana já produz efeitos na geração de emprego na Paraíba. O saldo negativo do setor agropecuário, até julho, atingiu recuo de 5,4 mil postos nos sete meses contra um saldo negativo de -3,4 mil de 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário